quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Conversas de 2 anos e 8 meses que me fazem pensar...

Antes dela adormecer, costuma dizer-me coisas que me enchem o coração e me elevam o ego, tipo "Mãe, és tão linda!", "Mãe, amo-te muito, muito."... Eu digo-lhe o mesmo. Sempre. Digo que é maravilhosa, que é o meu orgulho, que é a minha melhor amiga e que só quero que ela seja feliz... Dizia-lhe eu, outro dia (ou outra noite no caso), "És a minha vida, meu amor..." e ela responde "O pai é que é a vida da mãe!". Ainda repeti como que a afirmar que ela de facto é mesmo a minha vida e obtive a mesma resposta... 
Depois dela adormecer fiquei a pensar na resposta dela. O que achei engraçado inicialmente, começou a pesar-me no coração... A verdade é que ela vai crescer e vai seguir a sua vida da forma como escolher (espero estar cá para apoiá-la em todas as fases da sua vida!)... provavelmente será "a vida de alguém" que espero que a respeite e saiba dar-lhe o valor que merece, se possível ainda mais do que lhe dou. Alguém que a faça estupidamente feliz. Respeite as suas escolhas e consiga acompanhar-lhe nelas com a mesma alegria que ela. Alguém em quem ela sinta que pode encontrar o suporte para as dificuldades que enfrentar, que lhe dê forças quando ela se sentir fraquejar, que lhe motive a seguir em frente, quando ela pensar que não consegue. Alguém que seja companheiro e fiel em todos os momentos da sua vida. Alguém que a ame acima de todas as coisas, acima de tudo por aquilo que ela é (ou que vai ser quando crescer!)... 
Sei que um dia ela vai sair de casa, vai viver a sua vida, e eu vou ficar a torcer por ela, com o coração muito apertadinho (eu sei!), mas espero que feliz por ver que ela estará feliz nas suas escolhas. Mesmo assim, ela não deixará de ser a minha vida, porque ela é, de facto, a minha vida, mas noutro sentido da coisa... Sou a mãe dela e vou sê-lo para sempre... Ninguém me poderá substituir neste papel em pleno. E quando o "para sempre" chegar ao fim, pela linha natural das coisas, ao menos que eu parta deste mundo a sorrir, com o coração cheio por saber que ela é feliz e que tem alguém com quem ela pode contar incondicionalmente, como pode sempre fazê-lo comigo...

Se calhar foi isto também que a minha mãe desejou para mim e para o meu irmão... se calhar é o que desejam todas as mães para os seus filhos... Umas vêem este sonho realizado, outras nem por isso... A vida também tem destas coisas... Eu espero, sinceramente, realizar o meu...

4 comentários:

  1. Sabes que penso nisso tantas vezes... Eu sei que ainda é cedo mas penso imenso nas pessoas que hão-de ser também "a vida" das minhas filhas.
    Espero mesmo não vir a ser uma mãe muito "metediça" mas tenho medo de não conseguir.
    E os primeiros desgostos de amor?! Passei tão mal com um que tive que até hoje associo esse momento às piores coisas que já senti. Enfim... As coisas em que as mães pensam... :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade... não é fácil, mas é uma coisa que nos vai acontecer e vamo-nos por à prova... Espero que ela seja suficientemente forte para não sofrer muito!...

      Eliminar
  2. Também penso nisso, mas depois penso que tenho que acreditar que tudo vai correr bem e ele vai ser muito feliz! Mas será sempre a minha vida aquele rapaz, a minha vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, temos de ter essa convicção para não darmos em loucas... viramos "leoas" quando magoam as nossas "crias"... Sim eles são sempre e para sempre a nossa vida! :)

      Eliminar