sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Estacionar no "meu" parque de estacionamento...

O parque de estacionamento do condomínio onde estou a viver é privado. No entanto, por ser muito perto da Universidade, há muitas pessoas que arriscam estacionar lá, mesmo tendo uma cancela que nem sempre está fechada. Existem lugares de estacionamento sem dono. São aqueles que as pessoas de fora (amigos dos condóminos ou até clientes quer da Lanchonete da Cidade, da Hora da Esthetika, quer do Stand da Honda) podem estacionar. São os lugares que não têm letras. A verdade é que as letras escritas no chão já estão um bocadinho gastas pelo tempo, o que dificulta o estacionamento para quem não é de lá...
Por várias vezes, ao chegar a casa, existiam carros estacionados no lugar respeitante ao apartamento onde vivo, mas não fiz grande alarido. Quando isso acontece, apenas deixo um bilhete no vidro do carro estacionado no "meu" lugar a informar que aquele lugar é privado para não voltar a estacionar ali. Pego no meu carro e estaciono num dos lugares sem letras...
Quando a minha M. era bebé, estacionei durante algum tempo junto à entrada para o apartamento, para evitar que ela apanhasse chuva e frio (o lugar do meu estacionamento é relativamente distante da entrada!). Comecei a estacionar lá porque reparei a dada altura que nenhum carro estacionava ali... Até que chegou o dia em que me deixaram um bilhete arrogante a dizer que na próxima vez que estacionasse ali, chamariam a polícia e o reboque e o diabo a 4... Enfim... reduzi-me à minha insignificância e passei a estacionar lá no "meu" lugar...
Tenho lá um vizinho que não deixa passar nada, por exemplo! Se ele chega e está algum carro estacionado no seu lugar, ele fica atrás do carro a buzinar repetidamente até o dono do carro aparecer e tirar o carro de lá... Ou o gajo é louco ou quer colocar toda a vizinhança louca! Ainda bem que a minha janela não dá para o parque nesses momentos.
Outro dia uma amiga minha visitou-me e alertei-a para estacionar nos lugares que não existissem letras. Ela não viu as letras de um deles e estacionou. Quando chegamos ao local, o dono daquele lugar de estacionamento tinha barrado a saída dela, barrando também a passagem de outros carros e deixou um bilhete a dizer "Este lugar é privado, agora só sai daqui quando eu sair de casa!"... Bom, na verdade a minha amiga não devia ter estacionado ali, está certo. Mas também isso não dava o direito do dono do lugar de estacionamento barrar a saída do carro da minha amiga e também a saída de todos os outros carros que quisessem passar ali, pois é uma das passagens possíveis....
Acho que nessas situações tem de haver, em primeiro lugar, respeito pelo próximo, mas o bom senso também não devia ficar atrás... Eu pequei, corrigi o meu erro. Já pecaram comigo várias vezes e julgo que, ao tentar corrigir os meus "inquilinos", não fui arrogante. A arrogância não nos leva a lado nenhum e acho que só nos "mancha" a imagem, neste caso, perante os vizinhos...

Atenção amigos que queiram visitar-me: estacionem apenas nos lugares sem letras (mesmoooo!)...

6 comentários:

  1. Sabes o que acho mesmo? Que é uma questão das pessoas estarem muito mal com elas próprias. É a única razão para agir dessa forma.
    Toda a gente se engana ou comete erros e, na minha opinião, a primeira abordagem deve sempre sem simpática e cívica (cívica então tem que ser sempre). Se, depois, as pessoas continuarem com o mesmo comportamento aí sim, se calhar é preciso chamar a polícia ou algo assim. Terem bloqueado o carro da tua amiga ou ficarem a buzinar como uns doidos creio que é razão maior para chamar a polícia, digo eu.
    As pessoas não têm tolerância nenhuma com os outros, é impressionante. Onde está a máxima de "Faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti?" Parece que as pessoas não se suportam... É mesmo triste isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que vale é que a minha amiga era a própria polícia! A vizinha é que não sabia! :D

      Eliminar
  2. Ainda a propósito de vizinhos, no outro dia um vizinho da frente (não é do mesmo prédio que o meu) chamou a polícia porque o Milton estava a tocar guitarra às 20h30. Quando a polícia (um carro e 3 polícias para vir mandar calar um homem com duas crianças a dormir em casa) chegou eram nove e tal da noite e eu já tinha as miúdas a dormir. Felizmente elas não acordaram senão eu é que fazia uma grande reclamação e um chulé ainda maior. Mas então se eu quero chatear alguém é só ligar para a polícia a qualquer hora e dizer que estão a fazer barulho? Haja paciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei o que isso é! Morei em tempos num apartamento em Lisboa cuja vizinha de cima implicava connosco. Os polícias até já nos conheciam e chamavam-na de vizinha louca! Uma das vezes estava eu sozinha acordada, tinha acabado de lavar a loiça quando ela me bate à porta com ar de louca a brigar aos altos berros comigo porque estava a tomar banho de imersão (nem tínhamos uma banheira dessas!)... Acabou por acordar as minhas amigas, que eram do Norte e como pessoas do norte, sem papas na língua... Foi lindo! :D

      Eliminar
  3. As pessoas ficam mesmo felizes de serem parvas e arrogantes, as coisas podem resolver-se de uma forma educada, mas dá mais pica ser arrogante! Tenho pena dessas pessoas.
    beijo

    ResponderEliminar