domingo, 23 de outubro de 2016

Hoje o "menino doce" faz anos...

Há 14 anos atrás nasceu um menino muito doce... É filho do meu primo mais velho, do lado da minha mãe.
Como eu trabalhava em regime part-time e por turnos lá pelos anos 2003/2004/2005, ia muitas vezes à creche buscá-lo para passar a tarde comigo. Era uma criança linda. Muito ativo, vivo e muito inteligente. Mesmooooo!

Um dos dias que fui buscá-lo, estava sentado numa cadeira ao lado da auxiliar e os restantes meninos estavam sentados no tapete no chão. Ao ver aquele cenário, fiquei apreensiva pois sabia que alguma coisa tinha acontecido. Nesse dia ia buscá-lo, porque lhe tinha prometido levá-lo ao parque de diversões que estava instalado em frente à Escola das Laranjeiras, porque ele queria andar nos carroceis. Quando ele me viu na porta saltou da cadeira feliz da vida por me ver, como fazia sempre (ele queria era estar fora dali!) e foi buscar a sua mochila para irmos embora. A auxiliar disse-me "Não sei o que se passa com ele hoje. Arranhou os meninos todos da sala.". Ao ouvir isto, engoli em seco, pedi desculpa e disse que ia informar os pais dele. 
Quando chegamos ao carro, perguntei-lhe em tom sério "Como é que arranhaste os meninos todos na sala?!"... Ele, muito pensativo e sério, olha para mim com aqueles lindos olhos verdes e com um gesto no seu dedinho indicador diz "Assim...", a explicar como tinha arranhado. Só me apetecia sorrir pela ingenuidade dele. Respondeu exatamente àquilo que lhe perguntei. Toma lá Vera para aprenderes a fazer perguntas! Lá depois de me controlar para não sorrir à frente dele disse-lhe "Por teres arranhado os meninos da tua sala, hoje como castigo não vamos ao parque. Havemos de ir outro dia, quando te portares bem." e ele só me disse "Desculpa." naquela a ver se eu baixava as armas e o levava lá. Não levei naquele dia... Levei noutro, porque não são só os pais que devem educar os seus filhos. Toda a família deve ajudar na educação dos mais pequeninos. Eu fiz a minha parte nesse dia.

Ele adorava (e adora!) comer coisas doces. Lembro-me que quando era pequenino, a minha mãe às vezes tomava café no Hiper Solmar e lá davam-lhe chocolatinhos Mars em miniatura. Ela guardava-os sempre para quando o JP fosse lá para casa. Nunca vi um criança comer chocolates sem fazer o "duplo lábio" castanho em baixo ou em cima da boca. Ele ponha o chocolate na boca e comia-o sem que ninguém desse conta.
Não gostava de perder. Jogar com ele às cartas era um martírio. Mas ele tinha de aprender a perder, então umas vezes ele ganhava e outras ganhávamos nós. E ele chorava. Até que aprendeu a controlar a sua frustração.
Na escola sempre foi um Ás, dos melhores (se não o melhor!) alunos. É extremamente educado e tem um coração que tem crescido com ele (e ele tem crescido a olhos vistos!)... Vai ser grande como o pai (ou ainda mais!). Já é maior do que eu, mas para mim será sempre o bebé grande que peguei no colo no dia que nasceu e tive a sensação dele já ter uns 3 meses de vida em cima... Era grande e muito fofo, o meu primo "pequenino"!
Hoje ele toma conta da minha M. se for preciso. Pega nela ao colo, brinca com ela, gosta dela e ela dele. Vai ser visto por ela como o "primo grande", tal como o pai dele é visto por mim, o meu "primo grande". A história repete-se...
Desejo-lhe não apenas este dia, mas sim uma vida inteira muito feliz, pois aqueles que têm um coração bom, como ele tem, merece apenas o que de melhor a vida tem para dar...
Parabéns João Pedro...


1 comentário:

  1. Parabéns para o "docinho"...e que venham muitos mais anos cheios de felicidade!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar