segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Esta era a minha festa preferida de Lisboa!

Enquanto estudei em Lisboa, a festa que eu mais gostava de participar era a Festa das Ilhas. Era uma festa que era realizada anualmente no ISA (Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa), bem pertinho onde eu morei nos meus 3 primeiros anos em Lisboa. Era, como o próprio nome indica, organizada pelos estudantes dos 2 arquipélagos portugueses: dos Açores e da Madeira. Portanto, havia um bar com bebidas e produtos açorianos (cerveja Especial, Kima de Maracujá, Laranjada, bolos lêvedos, queijadas da Vila, da Graciosa, e afins...) e outro com bebidas e produtos madeirenses (cerveja Coral, Brisa de Maracujá, Bolo do Caco, bananas, entre outros...). Todos os estudantes de Lisboa e arredores que fossem dos Açores e da Madeira (e que se prezassem e sentissem orgulho da sua origem) iam a essa festa e era lá que nos encontrávamos todos. Alguns continentais também iam, mas a maioria éramos nós, os ilhéus desterrados em continente português...
Ora, eu que no início tive alguma dificuldade em enturmar-me em Lisboa, aquela festa soou-me sempre bem, aliás muito bem... Normalmente eram mais de 2 mil estudantes que apareciam por lá e mesmo aqueles que só conhecíamos de vista, nessa noite até os cumprimentávamos e dizíamos "Estás por aqui? Há quanto tempo não te vejo!" e assim começávamos a conversa e a amizade! É que encontrar um açoriano em Lisboa naquela altura não era como é hoje. Fazíamos sempre uma festa! Era como que os Açores fossem do outro lado do mundo e nós andássemos para lá desterrados. Pelo menos era assim que me sentia... Tudo o que nos fazia lembrar da santa terrinha era maravilhoso... E, em Lisboa, só agora existem coisas dos Açores à venda. Na altura, havia "ananás dos Açores" à venda nas superfícies comerciais maiores, que não eram nada mais nada menos, do que abacaxis! Toca a enganar aqueles pobrinhos dos continentais!... Só lá no ano 2000 abriu lá uma lojeca pequenita, no Centro Comercial Vasco da Gama, chamada "Cantinho Açoriano" que vendia alguns bolos lêvedos e pouco mais... Quando vínhamos de férias aos Açores, um dos caixotes eram só encomendas: Licor de maracujá, tabaco, bolos levedos, Kima,... Hoje já há mais qualquer coisa (falei sobre isso aqui)...
Voltando à Festa das Ilhas, aquilo era realmente uma animação (pelo menos para mim), pois sentia-me verdadeiramente em casa. Passava a noite inteira a ouvir sotaque micaelense, e estava a 2 passos de pedir bolos levedos e beber a famosa Especial, mesmo que nem gostasse (nem goste!) muito do seu sabor!... Quando estamos longe, até aquilo que não gostamos, nos sabe bem!...
Reencontrei pessoas que tinha perdido com o tempo (algumas delas muito especiais pelos momentos que vivemos no passado) e tudo isso me fazia feliz. Não era pela festa em si, que só tinha 2 bares e um palcozito pequenino onde atuavam alguns grupos que nem prestava a atenção, era pelo ambiente, pelo espírito, pelo sabor bom que era "sentir-me em casa" sem mesmo estar em casa...
Acho que hoje já não se fazem, o que é uma verdadeira pena, principalmente para os estudantes que hoje residem em Lisboa... Fica aqui a dica para os estudantes açorianos de hoje que estão em Lisboa...

2 comentários:

  1. Tão giro! imagino o significado que têm para ti! fiquei com vontade de ir! beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Enquanto estudei por lá nunca ouvi falar dessa festa, tenho pena.

    ResponderEliminar