terça-feira, 18 de outubro de 2016

Admirar a natureza sabe bem... quando deixam...

Há tanto tempo que não vinha aqui... e num dia em que passeava com a minha M. sem destino, e como ela adormeceu no carro, lembrei-me de parar neste miradouro, chamado de Pico do Ferro (não sei porque raio lhe chamaram assim!), onde pensei eu seria sossegado para ela continuar o seu soninho e onde eu poderia contemplar a natureza no seu auge, sem grandes barulhos à minha volta...
De lá avistam-se a freguesia das Furnas, a área envolvente e a Lagoa das Furnas, onde se fazem os famosos cozidos debaixo da terra... É um dos sítios que nenhum turista deve deixar de conhecer...

Bom, mas qual não foi o meu espanto que, ao chegar lá, me deparei com uma série de carros de turistas e residentes, assim como um autocarro gigante lá parado e quase todos com o motor ligado. Não quis saber e parei num cantinho lá disponível, onde achei que poderia obter algum silêncio para a minha filha continuar a dormir. Apesar dela ainda ter feito um bom soninho, enquanto eu ficava ali ao lado a contemplar a natureza e a ouvir o silêncio e a paz que me transmite, constatei que, infelizmente, quem visita estes locais não sabe o quanto é gratificante simplesmente ficar a admirar a zona... em silêncio... Estão sempre a fazer comentários (por acaso só ouvi comentários elogiosos à vista, mas não é por ai...), aos gritos uns com os outros pois o barulho dos carros ligados (porque é só uma paragem de poucos minutos) não os permitiam ouvirem-se uns aos outros e nem respeitam quem lá está apenas a contemplar realmente a natureza... Tem de haver certo respeito pelo "Templo da natureza"!

É uma vista digna de cortar a respiração até do mais insensível dos seres... não é?!


Sem comentários:

Enviar um comentário