terça-feira, 11 de outubro de 2016

Reencontrei uma das minhas alunas

No ano letivo de 2001/2002 foi o ano do meu estágio. Fiquei colocada em Mafra, na Escola Secundária José Saramago para dar a disciplina de Português. Tinha eu 23 anos, acabadinhos de fazer em Julho. Calhou-me na rifa 2 turmas: uma do 10º ano (10ºC) e uma do 11º ano (11º J). Enquanto que a primeira era composta por alunos da área de Ciências, com notas altíssimas e brio escolar, a segunda era da área de Administração/Economia, com a maioria dos alunos repetentes e alguns com problemas familiares que afetavam, como é natural que aconteça, a prestação deles enquanto alunos e enquanto seres humanos. Quando olhei para o perfil da turma fiquei bastante apreensiva, pois sabia que poderiam dar-me muito trabalho e, pela minha idade e aspeto jovem, poderiam abusar da minha "boa vontade". 
A verdade é que me deram muito trabalho (mesmoooo), pois foi uma turma que exigiu mais de mim enquanto pessoa e enquanto professora. Os primeiros dias de aulas não foram fáceis, pois, tal como eu esperava que acontecesse, olharam para mim e acharam que iam brincar comigo, pois eu era mesmo novinha! Cortei-lhes as rédeas logo desde o início. Na primeira aula disse-lhes que podia ser a melhor amiga deles, mas se pisassem a linha eu passaria de melhor amiga para o pior pesadelo da vida deles todos, pois por um pagaria a restante turma. À primeira tentativa de abuso, exerci o meu poder dentro da aula e a partir desse dia tiveram que lutar por um lugar no pódio da minha consideração. 
Como sabia que era uma turma com dificuldades, também na primeira aula, sugeri-lhes que escrevessem textos livres nas suas horas vagas, para que eu corrigisse os seus erros, não contanto este acto para nota, mas simplesmente para os ajudar a melhorar a escrita. Nunca me tinham entregue nada... mas começaram a fazê-lo a partir do momento em que perceberam que, apesar de inexperiente, de mim não iam levar nada... Até que, aos pouquinhos fui amolecendo e, além de professora deles, senti-me também amiga, que além de ensinar também lhes apoiava nos variados problemas pessoais que lhes apareciam e os apoiava nas atividades extra curriculares... Ia muitas vezes tomar o pequeno-almoço com eles no café em frente da escola (a verdade é que também não me sentia muito confortável na sala de professores!), convidavam-me para os almoços de fim de períodos, nos "encontros" pós aulas,...
O que é facto é que mantenho contacto com muitos deles ainda hoje... e surpresa das surpresas, uma das alunas que exigiu mais de mim no que diz respeito ao futebol, veio a S. Miguel e fez questão de estar comigo um bocadinho. Era uma miúda bastante caricata. Sportiguista de raiz (ninguém é perfeito!), fez-me ver os resumos dos jogos (do Benfica, do Sporting e do Santa Clara que na altura estava na 1ª divisão) no Domingo à noite para poder ter argumentos reais para "discutir" futebol com ela na segunda-feira seguinte. Dava-me luta!

A verdade é que esta turma deixa-me saudades desse ano, pois senti o que é realmente dar aulas. Ser professor não é só dar aulas, ou "vender" aulas, como eu muitas vezes ouvia e soava-me tão mal... ser professor é saber moldar-se perante os alunos, é estar lá para ouvi-los quando eles precisam, é apoiá-los nas suas decisões e ajudá-los a engrenarem num melhor caminho... Ser professor é muito mais do que "ensinar", é também aprender e retribuir a amizade que nos dedicam...

Venham mais alunos por aí abaixo que terei todo o gosto de vos rever...


4 comentários:

  1. Ser professor é das profissões mais bonitas e importantes que existem. Tive professores que, literalmente, mudaram a minha vida. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Para se ser professor é preciso ter mesmo vocação, se não é apenas uma profissão sem brio! É como ser médico ou enfermeiro... Só tem valor se houver vocação!

      Eliminar
  2. A professora novata com sotaque diferente e que aos poucos e poucos virou nossa amiga e companheira...
    Mas também não éramos assim tão pestinhas! 😆
    Quem sabe um dia destes apanho o avião. ...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No início do ano letivo vocês queriam ganhar terreno na sala de aula e, nessa altura, sim foram uns verdadeiros pestinhas!... Depois foram melhorando com o tempo e já conseguia dar uma aula quase inteira sem chamar nenhum de vós a atenção!... :D
      Podes apanhar um avião sim, cá estarei para te receber... (tens é de me dizer quem és, pois se não assinares, fico sempre na incógnita! Ahahaha)
      Beijocas

      Eliminar