quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Amizades de infância...

Guardo com muito carinho no meu coração as minhas amizades de infância, não porque nos mantemos em contacto diariamente ou moramos perto uns dos outros, mas porque foram e são (e sempre serão) especiais para mim, por tudo o que representaram e por tudo o que me ri, aprendi e chorei com eles e por toda as aventuras (que não foram poucas!) que vivemos juntos um dia.
Sempre me dei bem e falei com toda a gente. Brinquei com uns, tive aventuras com outros, sorri com muitos, chorei com alguns, briguei com alguns, mas as pazes eram feitas logo a seguir... O que guardo da minha infância é tão meu, tão bom que nem consigo descrever bem aqui... Dizem que quem é do signo de Caranguejo (como eu!) vive muito preso ao passado. Eu não vivo presa ao meu passado, mas penso nele e guardo muitas recordações dele... Muitas mesmo!
As recordações que tenho da minha infância são maioritariamente felizes e que me deixam com tanta vontade de, às vezes, reviver tudo aquilo que um dia me fez feliz... e, claro que só com eles presentes é que faria sentido.
Existem locais em Santo António Nordestinho que só fazem sentido e só têm valor se forem partilhados com quem os partilhou comigo em determinada altura da nossa vida. 
A "minha casa" essa então tem um valor indescritível... Tantas histórias vivi ali... Lembro-me de cada canto, de cada esquina, de cada esconderijo, dos cheiros, das gargalhadas que muitos deram e eu dei, de cada susto, de tudo...
O "nosso sítio" onde ia com os meus melhores amigos de infância... Onde construímos as nossas "casinhas de canas, de madeira", para o nosso Clubinho... Hoje reconheço que era um sítio perigoso para crianças do nosso tamanho irem com facas na mão "roubadas" das cozinhas das nossas casas e que serviam para cortar as canas, as madeiras,... Na altura, nada disso nos pareceu perigoso! E sempre que lá íamos, era sempre tão bom, tão divertido!
Os "nossos quintais", onde brincávamos uns com os outros, onde nos escondíamos, onde "roubávamos" fruta e comíamos juntos, onde fugíamos das "Pevides" (como se chamavam umas senhoras solteiras que tratavam das suas terras) como o diabo fugia da cruz...
A nossa igreja onde tantas vezes fomos fazer as leituras nas missas de semana do Padre Octávio, já muito velhinho e onde subíamos e descíamos as escadas da torre, o sítio do coro, que não havia, a sacristia,...
O "caminho agrícola" que às vezes tomávamos para ir para o campo de futebol e o prórpio campo de futebol que, infelizmente, deixou de existir, onde íamos ver os jogos de futebol, treinar, correr ou simplesmente brincar.
A "nossa Borda Ladeira" onde tantas vezes formos ver o pôr-do-sol e, se nos Mosteiros é bonito de se ver, ali também não fica nada atrás...
O cemitério onde tantas vezes fomos ver as fotografias...
Os caminhos do calhau, pelo lado do cemitério onde íamos às laranjas das Pevides, ou do lado da Borda Ladeira, onde íamos à poça do Pesqueiro (lá fui poucas vezes, pois o caminho não é muito fácil de subir...)...
A ponte Despe-te-que-suas onde muitas vezes fomos fazer piqueniques e churrascos e aproveitávamos para brincar, ir buscar laranjas à terra do meu avô (que, na verdade, não era meu avô mas chamava-o assim!)...
Tantas e tão boas recordações que guardo e que pretendo guardar até sempre...
Hoje, apenas uma se encontra relativamente perto de mim. Ainda que viva no Nordeste, fazemos ambas questão de nos mantermos em contacto mais ou menos periódico. Há uma que vive em Viseu, mas que sei que está sempre para mim, caso seja preciso... Há um que vive no Pico da Pedra e que as últimas vezes que nos vimos foram em fatalidades. Apesar disso e de não falarmos com regularidade, sei que ele gosta de mim o tanto que eu gosto dele. Há outros 2, irmãos. Um vive em P. Delgada, muito bem casado com, coincidência, uma colega minha de trabalho. Sei dele por ela na maior parte das vezes. E o outro vive no Nordeste, e desse pouco sei e raramente o vejo, mas guardo no meu coração com carinho na mesma.
Existem outros ainda que, apesar de não terem sido daqueles amigos de estarmos sempre juntos, tiveram o seu papel mais ou menos presentes e também deles guardo recordações.
Somos um grupinho pequeno, tal como a freguesia o era (e é ainda hoje), mas gosto de todos eles e sinto falta de todos eles, daquilo que vivemos juntos e tenho muita pena do destino nos ter dado estradas de vida tão diferentes e tão afastadas...

Vocês sabem quem são! 
Gosto mesmo muito de vocês! :)






4 comentários:

  1. As memórias que criamos são o alimento da nossa vida. Já não estamos unidas como estávamos mas nunca me vou esquecer das maravilhas que foi a minha infância/adolescência.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Consolo-me a ler as histórias da tua infância, deve ter sido maravilhosa mesmo! Era giro que contasses algumas histórias da tua infância no Nordeste. Hoje em dia, já existem poucas infâncias assim e é tão bom de ler.
    Tenho uma amiga de infância que é a minha melhor amiga até hoje. Infelizmente também está longe mas, ao mesmo tempo, está sempre muito perto. É uma pessoa verdadeiramente especial e está lá sempre que é preciso. :P
    A minha filha Maria também é caranguejo e sei que são muito ligados à família. Espero construir com ela memórias muito bonitas para se lembrar sempre.
    Beijinhos e obrigada por estas partilhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou contanto devagarinho algumas histórias da minha infância... Foi mesmo feliz mesmo... :) Por isso é que, quando me perguntam de onde sou, eu fico sem saber bem o que responder, porque sou de tantos sítios... :)
      A Maria, se for mesmo caranguejo de gema, vai ser mesmo ligada à família e às memórias... Outra coisa para te ires preparando: ela vai guardar tudo! O bilhete do cinema, do concerto, as fotos, a flor que lhe vais oferecer num dia especial, vai recortar imagens de jornais,... preparar-te para teres um monte de "lixo" em casa... :D ahahah

      Eliminar