sábado, 4 de junho de 2016

Os Açores já estão em Lisboa e no Porto

Há uma iguaria típica aqui dos Açores que me faz ir ao céu e voltar e à qual não costumo resistir - bolos lêvedos. Uma ida às Furnas leva sempre um bolinho lêvedo. É doce, fofinho e muito, muito saboroso. Seja para comer quentinho (divinal) com manteiga (só derretida, porque manteiga não é o meu forte) ou queijo, seja para comer com uma bifana e transforma-se em prego, ou até para comer simples, sem nada... É bom de qualquer maneira. Mesmo bom! :)
Quando estive a morar em Lisboa e Mafra, sempre que regressava de férias dos Açores, os meus pais preparavam-me um caixote cheiinho de coisinhas típicas de cá, umas para mim e outras para oferecer a alguém que nos tinha ajudado em alguma situação (mania dos açorianos). Eram morcelas, carnes já cortadas para bifes, kima, Licor de Maracujá, queijadas da Vila, queijo do Topo de S. Jorge e bolos lêvedos. A abertura do caixote era sempre uma festa. E aqueles bolos iam logo para o congelador para durarem mais tempo. E depois, quando dava um desconsolo, lá marchava um bolo lêvedo, aquecido no fogão, com queijo derretido lá dentro.... Uma verdadeira delícia!
E quando não havia?! Como fazia?! Não fazia! Em Lisboa não existia nenhum sítio onde se vendesse produtos dos Açores. Nenhum!!!! Era como se fosse tabu! Nas grandes superfícies comerciais, tipo Continente e Pingo Doce, às vezes aparecia um queijinho ou uma espécie de ananás, que se chamava abacaxi, mas que era vendido como "Ananás dos Açores" só naquela para ser bonito. Açoriano que é açoriano reconhece um ananás à distância!
Entretanto, quando abriu o Centro Comercial Vasco da Gama, abriu também um restaurante pequenino, talvez a palavra que melhor o define seja um quiosque, que se chamava "Cantinho Açoriano" que estava tão escondido, tão escondido que quase ninguém dava com ele. Mas eu encontrei-o e sempre que tinha lá os meus desejos era lá que ia.
Entretanto abriu o Peter's, mas nessa altura Lisboa já era destino de visita para mim... E, hoje, pelos vistos, os nossos estudantes dispõem de vários sítios onde podem "matar" desconsolos da terrinha... Podem conhecê-los aqui neste artigo que nos informa onde poderão encontrar produtos açorianos em plena Lisboa e também na cidade do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário