terça-feira, 6 de setembro de 2016

A minha peixinha acrobata

Neste verão pude constatar que a minha M. efetivamente adora estar na água e, tal como a mãe, adora mar, sol e férias! Ao menos agora passo a ter companhia da boa, porque até companhia ela já faz. Consigo ir com ela para todo o lado sem passar vergonhas pois tenho a certeza que ela se porta sempre (maioritariamente) bem... Claro que uma birrinha ou outra poderá acontecer, porque ela é uma criança com 2 anos e meio e é normal que crianças com essa idade queiram levar a sua avante! O que quero dizer é que me sinto segura de a levar para qualquer lado, seja de dia ou de noite. Normalmente ela alinha em tudo... É para a praia?! Ela vai! É para a festa?! Ela vai! É para passear?! Lá está ela pronta! Basta chegar a casa dos meus pais depois do trabalho para ela saltar para o meu colo e dizer "Mãe vamos para a piscina?!" - ela quer é isso, sempre e todos os dias... :)

Neste período de verão vi a minha M. desenvolver os seus dotes de nadadora a olhos vistos... Se primeiro ela não queria usar as braçadeiras, ela agora sabe que precisa delas para nadar e, antes de regressar à toalha ainda pede para tirá-las para dar uns mergulhinhos sem elas (e só o faz comigo, porque sabe que vai ao fundo!). Se antes ela só dava pulinhos de mão dada comigo, agora já vai sozinha para a beira da piscina e pula como gente grande. Se antes só ia para a água comigo, agora além de já aceitar ir com mais pessoas, também vai sozinha com braçadeiras sem problema nenhum. Claro que estou a falar no caso da piscina, porque no mar é diferente. Noto que ela tem ainda algum receio de ir sozinha...

Uma coisa que lutei sempre e desde cedo, foi que ela não tivesse medo da água. O primeiro banho dela foi com apenas 3 meses e meio (em abril de 2014) numa piscina pequenina que lhe comprei (pensando que ia ter muito uso e afinal não valeu o gasto!). Com 4 meses experimentou a piscina dos avós e adorava estar lá com os pezinhos na água. Com 5 meses foi para o porto de pescas do Nordeste e adorava (todos se admiravam com ela, com a boa disposição dela naquela água e que mãe desnaturada era eu por colocá-la naquele mar! Nunca me importei nem com os olhares nem com os comentários que pudessem fazer... e tenciono assim continuar!). No verão de 2014 fiz questão de a familiarizar com a piscina dos meus pais e também com o mar. No verão de 2015 lembro-me que a mergulhava para baixo de água e ela achava piada... Foi tanto que inscrevi-lhe na natação, onde esteve este ano letivo passado. Os resultados são visíveis e consola vê-la dentro de água, na piscina. Nada sozinha, dá pulos e "begulhos", entra, sai, anda de barco, de "combóia", de braçadeiras e sem elas também, com a ajuda de terceiros...
Consola!...









1 comentário: