terça-feira, 6 de setembro de 2016

A última vez que vi a minha avó...

A última vez que vi a minha avó foi no dia antes dela partir...
Ela estava no hospital há um dia. Tinha ido para lá por causa de uma febre teimosa que não a deixava sossegar. No Lar onde vivia, decidiram enviá-la para o hospital para saber onde estava a infeção. Cheguei lá e vi-a deitada na cama, com máscara de oxigénio e com montes de fios ligados ao seu corpo (coração, veias,...). O meu pai estava sentado numa cadeira, aos seus pés. Disseram-nos que podíamos ficar até mais tarde.
Cheguei-me para a minha avó e dei-lhe um beijinho. Ela abriu os olhos e ficou a olhar para mim como que a querer dizer algo. Ela não falava, diziam que ela também podia não estar a ouvir, pois ela não estava a reagir a estímulos. Estava cansada... Agora sei que estava cansada de viver... Eu dei-lhe a mão e assim fiquei. Ela seguiu-me sempre com os olhos, por isso sei que me via... Ela olhava-me com carinho, eu senti isso... Pedi-lhe para piscar os olhos se me estivesse a ouvir. Ela piscou uma vez. Pedi-lhe novamente o mesmo mas ela já não piscou. Fiquei sem saber se teria sido coincidência. De qualquer forma, pedi-lhe para ela continuar a respirar e disse-lhe que gostava muito dela... e depois ficamos simplesmente a olhar-nos e eu a fazer-lhe festinhas na sua mão e na sua cara/cabelo...
Depois ela fechou os olhos e assim ficou até eu ir embora. Adormeceu... Depois de um bocadinho, dei-lhe um beijo com cuidado para não a acordar e fui... Ainda bem que lhe dei um último beijo... Se fechar os olhos, consigo sentir o cheiro dela e a textura da sua pele nos meus lábios...


4 comentários:

  1. Ao ler lembrei-me de uma vez me teres falado na tua avó, numa época muito difícil em que todos vós estavam sobrecarregados com preocupações enormes e tu elevaste ao máximo a tua fibra de guerreira. Ainda bem que mais tarde podeste despedir-te com esse carinho e deixar-lhe um últino beijo. As avós são sempre uma doce recordação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade... nos últimos anos ela tornou-se mais doce... :)

      Eliminar
  2. A textura da pele dos nossos avós é das memórias melhores que tenho. Ficarás sempre com uma memória muito boa.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Também sinto o mesmo do meu avô paterno (há 23 anos) e materno (há 12 anos), pois também consegui despedir-me deles com um beijo... Ainda hoje não me esqueci...

      Eliminar