segunda-feira, 12 de setembro de 2016

História com Alzheimer...

Deixo aqui uma história que criei para poder participar num passatempo que me daria 2 bilhetes de entrada no Jardim Sagres Fest, que falei aqui. A ideia era ser uma história romântica que se tivesse passado no Jardim António Borges e eu ganhei yeah!!!! Como nunca ganhei nada na minha vida fiquei mesmo contente!...

Esta foi a minha história:

Eles eram jovens, bonitos e apaixonados um pelo outro. Encontravam-se no Jardim António Borges. Costumavam sentar-se nas raízes aéreas da Figueira Australiana, onde trocavam palavras doces e juras de amor eterno. Foi exatamente nesse jardim onde tudo começou. Numa troca de olhares, entre conversas com amigos, foram descobrindo que pertenciam um ao outro para sempre. A partir daí, os encontros tornaram-se periódicos e duradouros.
Um dia, ele combinou um encontro com ela. Ela não sabia o que ele lhe estava a preparar. Chegou ao portão do lado sul, como habitualmente fazia e reparou que toda a rua estava cheia de margaridas brancas, as suas preferidas, como que a indicar o caminho. Ela seguiu as margaridas que terminaram junto à mesma árvore onde se costumavam sentar. As raízes estavam completas de bouquets de margaridas. Ela espantada com tudo aquilo que via, olhou à sua volta e não viu ninguém… Sentou-se numa das raízes, com um dos bouquets na mão, à espera que ele aparecesse. Ele veio, bem vestido, colocou-lhe uma coroa de margaridas na cabeça, beijou-a na testa e ajoelhou-se à sua frente. Estendeu-lhe a mão e abriu uma caixinha que continha um anel de noivado. Disse “Tu és a minha rainha, o meu mundo, a minha vida. Sem ti não sei viver. Queres casar comigo?”. Ela, de lágrimas nos olhos, disse que sim. Este era o momento mais feliz da vida de ambos.
Chegou o grande dia e, com ele toda a felicidade do mundo. Um dia cheio de amor e de margaridas brancas, tal como ela gostava. Depois da cerimónia religiosa, foram ambos tirar inúmeras fotografias no “seu” jardim, sobre o cheiro dos Eucaliptos (Eucalyptus Globulus – Austrália), nas grutas, nas enormes raízes aéreas da Figueira Australiana (Ficus Macrophylla – Austrália), debaixo da imponente Árvore-do-fogo (Metrosidero Excelsa – Nova Zelândia), na sombra da Árvore do Papel (Melaleuca Linariifolia – Austrália) e à beira dos 2 lagos existentes. As fotografias eternizaram o momento e também a história de amor que ambos viveram.
Passaram-se os anos e com eles muitos momentos de felicidade. Vieram os filhos (4), os netos (6) e uma bisneta.
Ela estava a viver num Lar. Ele foi buscá-la. Levou-a até ao portão Sul do Jardim. A rua estava cheia de margaridas brancas, as suas preferidas, a indicar o caminho. Ele conduziu-a pelas margaridas que terminavam junto à mesma árvore onde se costumavam sentar, quando eram jovens. As raízes estavam cheias de margaridas. Ela, de mão dada com ele, olhava todo o cenário e sorria para o que via. Olhava-o e sorria para ele. Sentaram-se numa das raízes. Ele colocou-lhe uma margarida na mão. Ela segurou-a, com as mãos trémulas da idade. Ele mostrou-lhe as fotografias do casamento, tiradas naquele mesmo jardim e ela olhou-as, sorrindo, uma a uma. Ele beijou-lhe as mãos e disse “Não sei se me conheces, mas eu sei quem és. Tu és a minha rainha, o meu mundo, a minha vida. Eu agora sou a memória que não consegues recordar. Obrigada por tudo, meu amor…”
Ela sorriu, como sorria todos os dias depois de ouvir o que ele dizia, porque todos os dias ele fazia o mesmo, na esperança de nunca deixar apagar-se da memória dela, diagnosticada com Alzheimer há alguns anos atrás…
FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário