quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Hoje sopram-se velinhas na Lomba da Maia

Os meus pais escolheram para ser meus padrinhos de batismo duas pessoas que me são muito especiais. Ela é a irmã da minha mãe e ele é o seu marido. É dele que hoje vou falar. 

Ele trabalhava numa loja, que foi do seu pai. Era uma loja tradicional "Loja Popular" de seu nome, daquelas que de um lado era uma espécie de botequim e do outro lado era mercearia. Creio que lá atrás, o botequim era frequentado apenas por homens e a mercearia por senhoras. Não era à toa que às vezes via a minha madrinha na mercearia e o meu padrinho ficava mais lá atrás, no botequim. Cada um a atender os seus clientes. Lembro-me que sempre que ia à loja nunca vinha de lá sem nada. Era um rebuçado, um chocolatinho, um gelado, inúmeras opções me davam... 
Lembro-me que, quando era pequenina e durante uns bons anos, ele tinha uma fragonete de caixa aberta onde íamos muitas vezes passear em família, principalmente na terça-feira da festa da Lomba da Maia, quando íamos para a Ribeira Quente e para as Furnas com a nossa família toda. Era muito divertido irmos (a criançada toda) na caixa aberta, a levar com o vento no cabelo, a ouvir as buzinadelas e a gritar lá no já famoso túnel. Pode parecer parvoíce da nossa parte (eu sei!) mas era super divertido.
Sei que ele esteve na guerra no Ultramar e voltou. Merece o meu respeito a dobrar. Sei que uma vez no mar da Lomba da Maia viu-se muito à rasca, mas sobreviveu e cá está para contar a sua história.
Ele é um lutador, um trabalhador nato. Tanto trabalhava na loja, como do enorme quintal que tem ao seu cargo, como das galinhas e pombas que hoje ainda tem, como também foi capaz de ajudar a cuidar dos 4 filhos e agora dos 3 netos que tem. É das pessoas mais perfecionistas que conheço. Tudo o que faz, faz bem feito.
Hoje ele está reformado (e faz muito bem!). A sua loja reabriu há uns tempos em forma de museu, a qual se pode visitar para fazer uma viagem até a um passado que ainda é bastante presente na minha memória pelo feliz que fui...
Hoje o meu padrinho faz anos e por isso é um dia especial. Que Deus lhe dê muitos anos de vida com a saúde e jovialidade que ele tem...

Sem comentários:

Enviar um comentário