terça-feira, 20 de setembro de 2016

Regresso às aulas de natação

A minha filha esteve no passado ano letivo na turma dos Girinos I. Esta turma é indicada para bebés, daqueles bem pequeninos (julgo que o ideal é a partir dos 4/6 meses) e para quem, como ela, inicia as aulas de natação (ela tinha 1 ano e 8 meses). Nesta fase, eles aprendem, desde o primeiro dia, a mergulhar a cabeça debaixo de água (à primeira vista parece um ataque à boa respiração deles, mas não é!), a mexer as perninhas, os bracinhos, a gostar de estar na água, a sentirem-se confortáveis quando virados de barriga para cima (a minha M. nunca achou lá grande piada!). Depois de algum tempo de aulas, aprendem a dar mergulhos com a nossa ajuda, a segurarem-se na beira da piscina e conseguirem movimentar-se sozinhos, sempre com o nosso apoio por trás. Com isto quero dizer que os bebés estão na água sempre com um dos pais a segurarem-lhes debaixo dos braços e a dar o exemplo (no caso de colocar a cabeça debaixo de água!).
O professor da minha filha é um espetáculo! Ele respeita o ritmo de cada bebé e assegura de que eles não ganhem medo em nenhum momento. Se a criança não está confortável para fazer algum exercício, ele não força. Por exemplo, haviam aulas em que se faziam imensos mergulhos debaixo de água e a certa altura a minha M. dizia que não queria mais e ele sempre respeitou a sua vontade. 
No fim do ano passado ele tinha-me dito que ela estava apta para subir um nível, pois ela era minimamente desenrascada para conseguir evoluir. Ficamos de falar novamente este ano. Durante o verão inteiro fomentei o contacto com a água e, às vezes, treinávamos o que ela tinha feito durante as aulas de natação.
O percurso normal para ela seria ir para a turma do Girinos II (com um dos pais com ela na água e provavelmente a aperfeiçoar os exercícios do ano passado), mas ela está a experimentar a turma das Tartarugas (para meninos com mais de 3 anos), em que ela vai sozinha para a água com um esparguete debaixo dos braços (que treinei com ela este verão!), juntamente com outros meninos e o professor. 
Sábado foi o primeiro dia de aula e, como estava com algum receio sobre se ela iria conseguir ficar sozinha na piscina, pois às vezes ela retrai-se, pedi ao ginásio para fazermos uma experiência. Eles deram-me 2 aulas. A do último sábado e a da próxima quarta-feira. Conforme a prestação dela nestas duas aulas, tomarei a melhor decisão para ela. 
Durante toda a semana fui falando com ela sobre o assunto, como faço sempre. Expliquei-lhe que ela iria para a piscina sozinha com outros meninos e com o professor, mas que a mãe estaria fora da piscina sempre a vê-la e a ficar feliz por ela saber nadar sozinha. Que ia ser muito divertido e que ela tinha de fazer sempre o que o professor mandasse. Devagarinho, ela foi-se mentalizando para este cenário. No sábado lá fomos nós... No início da aula ela estava com um bocadinho de vergonha, então permaneci pertinho dela quando ela e os meninos estavam sentadinhos no tapete, com os pés na água. O professor, sempre muito meiguinho e atencioso para os 4 meninos da aula, foi iniciando a sua aula e, devagarinho, eles foram entrando na água. Das 2 primeiras vezes ela entrou na água com a ajuda (do dedinho) do professor, mas depois já se atirava para a água sozinha e foi a menina mais desenrascada juntamente com um outro menino. Chegou, inclusive a dizer que não queria sair da água (pudera, cá fora estava um efeito estufa que não se podia!)!!! Não tirei nenhuma foto do seu primeiro dia, pois a prioridade era apoiá-la ao máximo!

É um orgulho esta minha princesa! Penso que a decisão está tomada, mas 4ª feira terei a certeza!...

Sem comentários:

Enviar um comentário