sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Os dias mais especiais da festa da Lomba da Maia

Há 2 dias na festa da Lomba da Maia que eu gosto particularmente, além do domingo. É a segunda e a terça-feira da festa. E Porquê?!
São nestes 2 dias que a família se encontra mais junta, mesmo até daqueles que já partiram. 

Na 2ª feira há uma procissão até ao cemitério e uma missa campal lá, com a presença da Nossa Senhora do Rosário. Cada família fica junto da campa dos seus entes queridos e lá assistem à missa. É uma missa sentida, onde o silêncio e a paz pairam no ar. Quase que se chega a ouvir o bater de cada coração de saudade daqueles que já partiram. Este ano foi um dia de muito sol, por isso optei por não participar da procissão. Fui lá ter ao cemitério com a M. depois e ficamos pertinho da campa do meu avô Sousa, seu bisavô, numa sombrinha.

Na 3ª feira da festa, há o tal dia da família que vos falei aqui, que este ano foi mais reduzida. No entanto, juntámo-nos na mesma e demos uso à churrasqueira que a minha avó tem para lá e que nunca é usada, se não formos nós a usá-la... Adoro estar com a minha família!

Este ano foi o primeiro ano que a minha avó Olídia não foi à missa do cemitério e nem se importou muito com a festa e com as nossas refeições. Até há um ano atrás, 2 semanas antes já andava preocupada com o que íamos almoçar e jantar durante os dias da festa, mas este ano não. É compreensível, pois pouco antes da festa esteve internada no hospital uns dias e iniciou a aplicação de insulina, o que a deixou muito triste. Deus queira que ela arrebite!... 

Aqui ficam algumas fotos desses dias especiais:
 


2 comentários: