sexta-feira, 17 de junho de 2016

Fomos à procura do sol e encontramos!

O passado fim-de-semana foi simplesmente espetacular no que diz respeito ao tempo... Bom, na verdade, se não fosse o Spotazores, um site simplesmente espetacular que faz todo o sentido existir, principalmente para quem vive nos Açores, teria ficado deprimida com o mau tempo que se fez sentir em algumas zonas da ilha. Assim, depois de percorrer as zonas balneares de toda a ilha nesse mesmo site, concluímos que o sol estava mesmo na zona da Praia dos Moinhos e Maia. Foi para lá que fomos sem hesitar... sem hesitar mesmo!
A Praia dos Moinhos fica no Porto Formoso, em S. Miguel, e é uma praia pela qual tenho algum carinho: é uma das praias mais próximas da Lomba da Maia (onde a minha avó e padrinhos vivem) e é para lá que costumam ir os meus primos e padrinhos. Lembro-me de ir muito à Praia dos Moinhos quando era pequenina, principalmente quando ia com os meus primos ou padrinhos. A areia é mais grossa que as restantes praias da ilha e por isso não se cola à pele (e nem estraga os bikinis!). Bom, para quem não está habituado, pode eventualmente dizer que chega a doer os pés, mas só ligeiramente! :) Além disso, esta praia tem uma particularidade que desconheço em outras praias: quando entramos na água, depois de um bocadinho, deixamos de conseguir ter pé. Nunca percebi porque faz aquele "fundão", mas deve ter a ver com as marés daquela zona. Para quem não sabe nadar, chega a ser um perigo.
Hoje, a praia tem alguma fama (da boa!) pelas condições que apresenta (um bar com uma esplanada espetacular, balneários muito modernos, a paisagem envolvente que é paradisíaca,...) e por isso investiram num parque de estacionamento próximo que, infelizmente, já não chega a ser suficiente, principalmente durante os feriados, fins-de-semana e férias das pessoas. Acho que era tempo de pensarem num local para um novo estacionamento (no dia que fomos, estava lotadíssimo e havia carros pela rua, quase até à estrada regional, tal era a gana das pessoas de ir à praia... Mas o culpado disto é mesmo o S. Pedro!)

Bom... Como íamos com intuito de ficarmos na praia como deve ser, sem pressas, preparamos a princesa e tudo o que uma ida à praia com ela acarreta (guarda-sol, protetor X + protetor Y, balde e brinquedos, 2 toalhas só para ela, alguma comida e alguma bebida) e lá fomos nós "à procura do sol"! Esta expressão é muito usada cá desde sempre e faz mesmo todo o sentido. Hoje existe o Spotazores, que nos veio facilitar a procura do sol. Quando saímos de casa já sabemos onde ele está, mas antes do Spotazores íamos literalmente à procura do sol, sem saber onde íamos parar. É uma espécie de AC e DC, neste caso AS e DS. :)
O dia foi fantástico! O sol estava quente (mesmo do jeitinho que eu gosto!), tinha pouco vento (vento e praia não combinam!), não haviam águas vivas (fator extremamente importante para mim!), a companhia excelente (colei-me ao meu irmão e cunhada e aos amigos deles!). De menos positivo esteve a temperatura da água (estava mesmo fria, mas com o sol que estava cá fora era impossível não ir lá!) e meio turva (do mau tempo que tem feito cá é normal que assim esteja!).
A M. adorou! Brincou muito na areia e com os seus brinquedos. Comemos um geladinho (e ela já come sozinha como se nada fosse!), fomos à água, fomos à ribeira e sorrimos muito! E a vida é mesmo isso, feita de pequenos momentos que se tornam inesquecíveis! Basta querer! :)

1 comentário:

  1. Por aqui também andamos sempre "à procura do sol" e adoramos a Paria dos Moinhos. Vamos lá muitas vezes, mais beber café e apanhar sol porque, tal como dizes, para quem não sabe nadar (eu) não é a praia mais simpática. Damos dois passos e ficamos com água pelo pescoço. Mas isso não me impede nada de apreciar a praia dos Moinhos. T
    Também gosto muito de ir a uma pequenina na Maia, é uma espécie de porto de pescadores e tem a água transparente. É muito sossegada e engraçada. Aí já tenho pé e aventuro-me mais.

    ResponderEliminar