quinta-feira, 30 de junho de 2016

Ida à praia sem fralda

Foi no dia 12 de junho.
Como a minha filha decidiu não usar fralda no dia 10 de junho, foi por água abaixo os planos de ir à festa de Santo António, pois não ia correr o risco de ter de levar 5 mudas de roupa de cerimónia para o caso de haver deslizes. Além disso, ter a minha filha a fazer xixi (na melhor das hipóteses) na casa de outras pessoas (mesmo que sejam amigos!) não é propriamente o melhor cenário a oferecer no dia da festa da freguesia.
Como o tempo estava ótimo apenas lá para os lados da praia dos Moinhos, ficar em casa também não me cativava nada. Vai daí, peguei nela e ala que se faz tarde: fomos à praia! Se ela fizesse xixi, pelo menos só molhava o seu bikini e a toalha e não ia faltar água para lavar, por isso lá fomos nós. 
Este foi o primeiro dia que ela portou-se quase 100% bem. Esteve sempre no seu guarda-sol em cima de uma toalha, a brincar com o seu balde. Se ela fizesse xixi aí não era muito grave.
Comemos um gelado, fomos à água e ela nada de xixi. Perguntava-lhe se ela queria fazer xixi e ela respondia-me que não. E os minutos foram passando, até que, olhou para mim com um ar muito aflito a dizer "Mãe, xixi!" Levantei-me da toalha de jato, calcei os meus chinelos (não deu tempo de calçar os dela!) e peguei nela ao colo em direção às casas de banho, não fosse ela fazer pelo caminho. Foi uma espécie de "tinoni" de emergência do INEM. Pela viagem, ia pensando que se calhar ela não ia querer fazer na sanita (todas as outras vezes que tentei ela rejeitava sempre!), mas depois pensava "epá se ela tiver mesmo vontade vai fazê-lo!"... Chegamos aos balneários e entramos numa das wc. Com ela ao colo, baixei-lhe o bikini e, sempre ao colo (não a ia sentar na sanita imunda!) disse-lhe para ela fazer o xixi. Haviam umas meninas a tomar duche aos gritos, portanto um cenário assim para o assustador para a princesa. Afinal aquele momento devia ser pacífico, já que era a sua primeira vez ao colo da mãe, em direção à sanita!... Inicialmente ela não queria fazer. Estava assustada. Mas fui falando com ela, dizendo-lhe que a mãe estava ali e que não havia nenhum problema, que podia fazer o seu xixi, que a mãe lhe ia segurar sempre,... e lá fez o seu xixi. Não tinha direção! Tanto ia para a direita como para a esquerda. Eu tentei não falhar a pontaria! (Óbvio que no fim tive de limpar todos os respingos do acento!)
Não foi o melhor cenário, mas valeu pela iniciativa ter sido dela, de pela primeira vez ela ter pedido para ir fazer xixi e por ter conseguido fazê-lo ao meu colo, na sanita. Estou verdadeiramente orgulhosa dela. Desse momento para a frente, foi sempre a melhorar...

Sem comentários:

Enviar um comentário