sábado, 25 de junho de 2016

O Ego... O que é isso do ego?!

Não estou a falar de "egocentrismo" (isso eu abomino!), estou a falar de "ego", de "auto-estima". O ego é algo que existe para nos ajudar a sobreviver. Sobreviver de quê?! Do mundo, da nossa sociedade, das relações que criamos com os outros e connosco próprios. É isso. Portanto, se vivemos numa sociedade que não nos valoriza, ou se mantemos relações que nos deixam mais tristes do que felizes, das duas uma: ou vamos na onda em declínio da auto-estima e terminamos numa depressão daquelas, ou começamos a valorizar-nos de uma forma mais evidente no nosso dia-a-dia. Se calhar por isso é que existem algumas pessoas ditas "convencidas, arrogantes, pouco humildes"... 
Vejamos, por exemplo, o caso do Cristiano Ronaldo. É, se calhar por ser muito conhecido em todo o mundo, a pessoa a quem estes 3 adjetivos mais lhe são apelidados. Porventura já pensaram que 50% da sua auto-estima pode dever-se às inúmeras críticas que recebe?! (os restantes 50% devem-se mesmo às suas qualidades indiscutíveis enquanto jogador, pois está claro, porque que eu saiba o rapaz até vê bem que se farta!)
Se também eu tenho o meu ego lá em cima?! Nem sempre tenho. Às vezes estou mais tristinha (sou humana pá!), mas sei que, apesar de não ter uma personalidade forte, no sentido de "primeiro eu e o meu bem estar e só depois é que vêm os outros", muitas vezes tenho o meu ego lá em cima, consigo olhar para mim e gostar de mim, da pessoa que sou, da pessoa que me tornei. Em 37 anos de vida, e com algumas cabeçadas à mistura, aprendi que, se não me valorizar, dificilmente alguém me valorizará. Sei que não sou perfeita (ninguém é!), tenho os meus (muitos) defeitos, mas também tenho qualidades. Uma coisa é certa, defeito ou qualidade: sou verdadeiramente persistente no meu dia-a-dia e dificilmente desisto de conseguir aquilo que quero. Se é bom ou mau digo apenas que, na maior parte das vezes, é bom, porque nunca me canso de buscar a minha felicidade. Só isso me interessa nesta vida: ser feliz (sem fazer os outros infelizes, claro, porque além de algum ego eu tenho alma!)...

Neste momento, poderia receber uma felicidadezinha: que o "convencido, arrogante e pouco humilde" do Ronaldo ajudasse mais uma vez Portugal a vencer o jogo mais loguim! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário