quinta-feira, 23 de junho de 2016

Viver a Marcha de Ponta Garça para sempre...

Noutras alturas hoje e amanhã estaria de férias... e tudo porque desde 2006 (e até 2013) que participei como marchante nas marchas de S. João da Vila. O meu primeiro ano como marchante foi fruto de uma promessa que fiz a uns amigos em 2005 dizendo que no ano seguinte sairia com eles na marcha deles. E como, normalmente  tudo o que prometo cumpro, lá fui eu na Marcha da Escola Profissional de Vila Franca do Campo. Eu, simplesmente, adorei! O bichinho entrou em mim e nunca mais saiu...
A partir do ano seguinte, portanto em 2007, iniciei-me na Marcha Juventude de Ponta Garça, da freguesia original do meu namorido. Foram anos de muita dedicação, empenho e muito divertimento. O bichinho da marcha passou mesmo a residir dentro de mim desde essa altura... Na época em que ia na marcha, hoje era um dia em cheio. Encontrávamo-nos pelas 14h (as meninas) para nos maquilharmos, pentearmos e, depois de tudo isso, vestirmo-nos e transformar-nos em autênticas princesas. Os meninos encontravam-se connosco mais tarde, pois o vestuário deles sempre foi muito mais prático, resumia-se em roupa e brilhantes (quilos de brilhantes!)... Mas o nosso S. João começava a essa hora e durava até o segundo dia de marcha. Lembro-me tão bem de irmos todos vestidinhos, todos bonitos sempre a cantar esta e outras músicas de marchas passadas (muitas aprendi nessas caminhadas!) pelas ruas de Vila Franca desde o início da Vila (lado nascente) até junto ao Hiper Solmar, onde fazíamos sempre o último ensaio, o chamado de "geral" e, normalmente, corria sempre mal!... Lembro-me que antes da marcha sair já alguns tinham a voz por um fio, mas era incrível como a partir do momento em que pisávamos o tapete azul e as ruas para marchar, a nossa voz renascia do além e brilhávamos (devia ser do "cacarejo" que nos davam ao longo do dia :)! Ser marchante também tem dessas coisas "docinhas"! :P)...
Lembro-me do friozinho na barriga antes de entrarmos no tapete azul, mas depois que entrávamos, tudo era alegria. Naquela noite tudo brilhava, tudo era belo, tudo era festa... Percorríamos as ruas de Vila Franca cantando e dançando tudo aquilo que tínhamos ensaiado durante tantos meses. A cara alegre das pessoas que nos viam passar e alguns até pediam para dançarmos perto deles. Imagens que tenho gravadas na minha memória... 
Até ao dia da véspera de S. João, é realmente um esforço e dedicação imparável. Quem decide entrar numa marcha deve entrar de corpo e alma. Eu sempre entrei de corpo e alma. Dei muito de mim ajudando naquilo que me era possível, umas vezes ficava lá a ajudar depois dos ensaios até tarde, outras vezes trazia TPC para fazer em casa. Tudo era feito por nós. E acho que é isto que faz com que a magia de uma marcha sobressaia nas ruas: a amizade que se cria, a empatia e a cumplicidade entre os marchantes, a alegria, a musicalidade, a vida. De todas as vezes que marchei senti isso, fiz por isso e hoje, que estou do lado de fora, gosto de ver isso. Sei que a "minha" marcha vai sair e vai brilhar, hoje num conceito diferente, mas sempre e para sempre a minha marcha do coração. Hoje não vou marchar, mas tenciono lá estar e apoiar a "minha" marcha. 
Não sou oriunda de Ponta Garça, mas a minha outra costela é, por isso vibro e invoco o que de bom reconheço nas coisas que não são minhas, mas sinto como se fossem. A marcha de Ponta Garça é uma delas que não me canso de falar e orgulhar-me de ter feito parte!... Um dia, quem sabe, voltarei...

Deixo-vos aqui os vídeos de algumas marchas que participei (faltam os primeiros 3 anos de marchas - não encontrei no youtube)....

2009

2010

2011

2012

2013

Sem comentários:

Enviar um comentário