segunda-feira, 20 de junho de 2016

Não somos 1, somos 11 em campo e alguns (se calhar menos que 11 milhões) cá fora no apoio incondicional

Estou verdadeiramente triste por certas mentalidades que existem no meu país.

Portugal, no último jogo fez um grande jogo com aquilo que tinha. Temos o melhor do mundo em campo?! Temos! Temos tática?! Temos. Temos garra?! Temos. Mas não tivemos a sorte e não temos um treinador à altura de uma equipa de seleção. Volta Scolari, estás perdoado!!!
É muito fácil falar quando estamos sentadinhos no sofá em frente à tv e limitamo-nos a torcer por Portugal durante 90 minutos. É muito fácil! Fácil é falar de fora. Fácil é mandar bitaites e ter alguns aplausos de A e B que, por acaso, concordam com o que se diz... 
Difícil é correr durante 90 minutos! Difícil é procurar o golo em 90 minutos, com aquilo que existe em campo! Difícil é trazer aos ombros a responsabilidade que é ser-se o melhor do mundo e ter de dar provas disso, mesmo que sozinho! Difícil é trazer no braço a braçadeira de capitão e, por mais esforço que faça, ser mal falado pelo próprio país! Difícil é treinar infinitamente, aplicar toda a juventude no futebol, deixar de fazer o que os jovens gostam de fazer (festas e borga e tudo e tudo) para trabalhar, para ser o melhor! Dizem que ele é o primeiro a chegar aos treinos e o último a abandoná-los. Ele não desiste de si, mesmo depois de ser "chicoteado". Essa é uma grande qualidade que admiro nas pessoas. Por isso e por muito mais, gosto da pessoa que Cristiano Ronaldo é. Li este texto e não diria melhor sobre ele. Portugal sempre foi perito em não valorizar os seus para valorizar os de fora!
Voltando à nossa seleção... não é composta por um, que por acaso é SÓ o melhor do mundo. É composta por 11 jogadores que têm tática (uns mais que outros, como tudo na vida!), que trazem nos ombros a responsabilidade que o próprio país lhes incutiu "de chegar o mais longe possível". E quando não corre bem?! É também o próprio país o primeiro que fala mal, que os detona com crueldade... Errar é humano, sabem, meus caros?! Quem de nós nunca errou?! Quem de nós nunca teve uma nota má, mesmo depois de estudar bastante?! Nunca vos aconteceu?! A mim já! Sou humana, eu erro, muitas vezes até... Mas sabem?! Eu não desisto e só erra quem trabalha! E, claro, quem está sentado no sofá não erra! Eles erraram porque estavam lá em campo! Eram eles e não vocês que suaram a camisola. São eles que são suficientemente bons para representar o país e não vocês que estão sentadinhos e só sabem falar... 
Apoiar uma equipa, seja ela qual for, é não desistir de lutar junto com eles. Se o papel deles é jogar e, se possível marcar golos, o nosso é apoiar (mesmo até quando os golos não acontecem). Vou fazer como esta aqui (pois não diria melhor) "Estarei quarta-feira, dia 22 de junho, a apoiar a minha seleção de mão ao peito (e de cerveja na mão, para brindar,) para o bem ou para o mal. (...) Força Portugal!".

Sem comentários:

Enviar um comentário