quinta-feira, 5 de maio de 2016

Deu-me para isto!

Ontem sai do trabalho e, como era quarta-feira (o meu pai demora-se sempre mais para me ir buscar) e estava um dia lindo de sol, decidi ir a pé desde o meu trabalho até à casa dos meus pais. Já há algum tempo que não fazia isto e garanto-vos, soube mesmo bem... Aproveitei e fotografei o percurso a partir de certa altura... Há pormenores que fazem toda a diferença...

As nossas ruas são, normalmente seguidas por alguma paisagem. Neste caso, ao fundo temos o monte da Lagoa do Fogo. É por ele que nos guiamos para saber se vale a pena subi-lo ou não para ver a Lagoa do Fogo. Quando está encoberto nem vale a pena, pois não se consegue ver nada...

Passei pela Casa dos Amigos da ilha das Flores e lembrei-me dos meus amigos florentinos e dos momentos que já passei dentro desta casa. 

Casas que marcam a diferença numa rua cheia de casas ditas "normais". São 3 casas seguidas todas forradas de azulejos. 

Esta, no caso é cheia de cornicópias e pormenores que nenhuma outra tem igual, pelo menos nesta rua...


É aqui que se dá o corte entre o tradicional da rua com o "moderno" da próxima rua...

Um hotel e os novos prédios da Avenida D. João III (Avenida E) fazem parte da zona mais moderna da cidade e ficam nos arredores de Ponta Delgada.

Avenida D. João III, lado norte, a parte "moderna". 

Avenida D. João III, lado sul, a parte "antiga". Ao fundo, onde podem ver uma "torre" era, diz o meu pai, uma fábrica de café. É um dos edifícios que, na minha opinião, devia ser restaurado para lhe dar alguma utilidade: um museu da própria fábrica, ou até outra utilidade qualquer, pois é um edifício giro e com história. Fica a dica!

Entro aqui na rua das Laranjeiras, onde se situa a Escola Secundária das Laranjeiras (onde o meu irmão estudou) e onde tem uma série de estufas de ananases. 

Mais um edifício que devia ser restaurado pois é enorme e poderia ter outra utilidade. Sinceramente, não sei como ainda permitem situações de degradação destas...


As estufas de que vos falei... São imensas. Pelo que vi estão quase todas em funcionamento. Outras estão a ser restauradas...

Eis o tipo de casa que eu gostaria de ter se fosse muitoooooo rica! Metida dentro, com um jardim enorme à volta para as crianças brincarem, árvores gigantescas... Ideias não me faltam!


Eis que se avistam as Torres do Loreto. É o sinal de que estou quase, quase a chegar a casa. 

No início da rua foi construído este péssimo e cinzento prédio, que nada tem a ver com a restante rua, nem com os traços das casas já existentes.

A rua é assim. Cheguei ao meu destino e nem fiquei muito cansada. :) 

6 comentários: