domingo, 1 de maio de 2016

Obrigada à minha mãe hoje e sempre!

Vi este vídeo e emocionei-me!
De facto, antes de sermos mães, apesar de eu ter tido noção de que a minha mãe sempre gostou de mim e que sempre fez tudo por mim e de ter consciência que a valorizei sempre, só depois de ter sido mãe é que dei o real valor à minha mãe.
E sim, é muito difícil dizer o quanto me sinto agradecida por tudo quanto a minha mãe fez por mim... É difícil exprimir sentimentos. Mas hoje tenho de o fazer...

Lembro-me da minha mãe desde sempre... Ela esteve sempre presente em todos os momentos mais ou menos marcantes da minha vida. Ela, além de mãe, foi minha professora (na altura que ainda podia ser e, apesar de reconhecer que era uma excelente professora, nunca gostei muito que o fosse!), e foi e é a minha melhor e mais fiel amiga, minha confidente, minha parceira, minha fã nº 1! Para ela eu nunca sou feia e mereço apenas tudo de bom. Acho que se fosse má pessoa (que não sou!), ela continuaria a ser minha fã nº 1!
Não é fácil ser-se mãe de um ser como eu fui nos primeiros anos de vida (até os meus 7 anos): andava sempre doente, chorava por tudo (era mimada), à noite não dormia, comia muito mal e, nos dias que comia bem, vomitava no fim,... foi preciso grande ginástica para ultrapassar essa fase. Ela conseguiu!
Depois não dei assim grande trabalho a partir dai (digo eu!)... Sempre fui certinha e aplicada na escola, apesar de ser muito distraída (ainda hoje o sou!). Nunca quis ser a melhor da turma e nem estudava para tal, apesar da minha mãe sempre exigir que eu fosse melhor em todas as disciplinas.
A fase da adolescência é péssima para qualquer adolescente e, com certeza, para qualquer pai/mãe que se importe (eu sei que também irei passar por isso com a minha M. e espero ser capaz de estar à altura dos meus pais)... por isso, todas as minhas desculpas para esta fase. Graças a Deus nunca me meti em grandes sarilhos (daqueles que demoram a curar, tipo drogas, álcool,...).
A minha partida para a Universidade, para uma cidade gigantesca como é a nossa Lisboa, foi talvez o grande acontecimento que me fez valorizar ainda mais os meus pais. Foi aí que senti que eles eram os meus verdadeiros pilares, que sem eles não seria o que sou hoje. Foi um momento muito doloroso para mim (especialmente o meu primeiro ano!) estar longe de casa e deles e sei que para eles também foi uma dor enorme ter-me longe. A minha mãe ligava-me todos (TODOS!) os dias. Às vezes não havia assunto, mas ela nunca deixou de me ligar. Às vezes ligava-me mais do que uma vez por dia. Eu achava grande tolice, mas hoje percebo. Hoje, que sou mãe, sei que também ligarei à minha M. quando ela for "voar" para longe. Vou ser chata com ela como a minha mãe foi comigo. Eu sei. Eu sinto. 
Hoje dou valor a dobrar por tudo o que a minha mãe fez por mim e por todo o amor que me dispensou, por todas as dores que lhe causei, por tudo o que abdicou por mim (mesmo que nunca se tenha arrependido de nada, sei que abdicou de muita coisa por mim, porque eu, em 2 anos, também já abdiquei de muita coisa pela minha filha e não me arrependo de nada!), por todas as noite mal dormidas (mesmo já grande!), por todas as vezes que cuidou de mim quando estava doente, por todo o carinho e afeto que sempre demonstrou, por todas as refeições que me preparou (que nem sempre elogiei), por todos os sorrisos que me proporcionou, por todo o tempo que passou comigo ou que dispensou para tratar de coisas por mim, por me ensinar tantas coisas ao longo da minha vida, agradeço por tudo e por tanto. 
Quero ainda agradecer por tudo o que hoje faz pela minha M., a forma carinhosa com que cuida dela, enquanto eu tenho de trabalhar. Sei que a ama como se ela fosse uma continuação de mim, uma continuação do trabalho que fez comigo, dai dizer-se que "avó é ser mãe 2 vezes!". Agradeço-lhe por ela existir na minha vida e na vida da minha M., pois assim ela também vai agradecer a super avó que tem. E sei que também irá dar valor ao quanto a avó, diariamente, faz por ela.
Hoje, Dia da Mãe, da minha Mãe, essa grande mulher da minha vida, que sempre foi uma guerreira, que sempre lutou e deu tudo por mim e pelo meu irmão, e agora também pela M., que sempre esteve lá para quando eu precisei, quero enviar todo o meu amor e todo o meu orgulho por ela ser a minha mãe desde sempre! Por mais que faça por ela, nunca será o suficiente para lhe retribuir toda a dedicação e amor...
Obrigada Deus por me teres dado a oportunidade de ter como mãe esta grande mulher!





Sem comentários:

Enviar um comentário