quinta-feira, 19 de maio de 2016

Há "aflitos" e Aflitos...

Nos Açores festeja-se muito o Espírito Santo. Um pouco por cada ilha dos Açores. A devoção ao Espírito Santo é enorme, mas as tradições variam de lugar para lugar dentro da própria ilha mesmo. No domingo passado foi dia de assistir à tradição da zona dos Aflitos (Fenais da Luz), a convite de uns amigos nossos.
Depois da missa, a coroação. Simples, mas com devoção. A igreja dos Aflitos é tão pequenina, tão acolhedora, tão fofinha... É lá que as romeiras de Santa Clara almoçam quando estão de romaria, mas ela está sempre fechada. Pelo menos de todas as vezes que fui na romaria nunca a apanhei aberta... Como nunca lá tinha entrado, estive a observar os pormenores. É de facto, uma igreja bastante acolhedora e estava cheia de pessoas simpáticas.
Depois da coroação, tirou-se as sortes para o ano seguinte. "As sortes" é um sorteio que é feito para saber como será para o ano seguinte, quem fica com qual coroação, quem são os mordomos, etc...
Depois das "sortes" foi altura de ultimar os últimos preparativos para a chegada dos convidados à casa do Mordomo. Acabava-se de cozer a carne, cozia-se as couves, as batatas, fazia-se o arroz doce, preparava-se as sopas... Cortava-se a massa... Sumo e vinho para as mesas... O sr. Padre chega e benze as comidas... As crianças corriam e brincavam felizes... A minha M. queria ver os gatinhos, que se escondiam por detrás dos arbustos da casa... queria ver os animais (galinhas, porcos, patinhos, bezerrinhos,...).
Pela hora combinada os convidados chegaram, sentaram-se à mesa e foram servidas as sopas do Espírito Santo (muito boas, por sinal!!! Parabéns às cozinheiras!), o arroz doce (divinal!) e a massa sovada (também muito boa!)... Cada coisa melhor que a outra. No final, jogou-se ao Bingo! (Só não ganhamos por 1 número, o 14! Bahhh)...

De facto, um dia lindo para recordar... Que o Divino Espírito Santo encha de saúde, amor e paz as casas dos mordomos.

Um pequeno registo do dia...











Sem comentários:

Enviar um comentário