quinta-feira, 12 de maio de 2016

Impossível resistir...

O Sr. JL. é amigo dos meus pais há carradas de anos (nem sei dizer quantos!). Só sei dizer que sempre me lembro dele na nossa vida. O meu pai fazia as férias dele na Povoação e ele fazia as férias do meu pai no Nordeste, quando trabalhavam juntos. Nessa roda viva, houve um ano que combinaram férias juntos numa casa de férias na freguesia da Ribeira Quente. Das melhores férias da minha vida: 2 meses inteiros em plena Ribeira Quente, com o mar à distância de uns míseros 5 metros da porta de casa. Digo-vos, uma experiência que recordo até hoje.
Tinha eu 15 anos. Adormecia a ouvir o mar e acordava e lá estava ele. O cheiro a maresia pairava no ar durante todo o dia. Não havia dia que não fossemos ao mar. Acho que andava o dia todo salgada. Ora ia para o cais dar um mergulho, ora ía à praia (que era um pouco mais distante, mas que com a bicicleta ficava pertinho!). Foram 2 meses a comer basicamente peixe. Fomentamos amizades que duram até hoje, mesmo não nos vendo tantas vezes. À conta disso, ganhei uma afilhada de Batismo linda! Sempre que nos encontramos com alguém de lá é uma festa. Um barquinho ancorado perto do cais era sinal que podíamos entrar e dar uma voltinha sem qualquer tipo de stress (e mesmo sem sabermos manusear um remo sequer!). Fizemos fogueiras, vimos barcos chegarem carregados de peixes, passeamos muito de barco pelo mar das redondezas, cantámos e rimos muito no café do Dinis, ao som do acordeão do Sr. Albino. Ricos e lindos tempos que nunca, nunca, vou esquecer...
O Sr. JL. às vezes ia ter connosco ao Nordeste e, lembro-me que uma das vezes foi para os pastos que existiam atrás da minha casa caçar pássaros. Mas agiu mal... Levou a criançada consigo! Quando o víamos a apontar a arma a um pássaro, fazíamos barulho nas ervas para o pássaro fugir! :) Acho que ele só vai saber disso quando ler este texto... Ele cozinhava muito bem!
Hoje ele vive no Canadá, em Alberta. Esteve cá uns dias e sexta-feira foi o dia de cozinhar para nós: umas deliciosas moelas, codernizes e iscas de fígado. Só vos posso dizer uma coisa: tudo (TUDO!) estava muito, muito saboroso! Não há dieta que resista a tanta delícia!
Não perdeu o dom de cozinhar e nem de falar pelos cotovelos! Desejo ao Sr. JL. muita sorte na sua vida inteira...





2 comentários:

  1. Que delicia amei deu água na boca
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar