domingo, 23 de abril de 2017

Salada no frasco: escolhida para o verão!

Há tempos estou para experimentar e vou fazê-lo em breve visto que o verão está mesmo, mesmo, a bater à porta: salada no frasco!
Quem me conhece relativamente bem sabe que raramente levo salada para o trabalho e porquê?! Porque gosto mais de salada feita na hora. Os ingredientes estão frescos e durinhos. Eu levo sempre o meu almoço para o trabalho (e os lanches também) pois só assim poupo alguma coisinha. A minha mãe é quem me faz o almoço para trazer, o que muito agradeço, mesmoooo. Ao menos não repito comida! :) 
Há uns meses (quando iniciei a minha dieta, esta que estou a fazer!), pedi-lhe que não me enviasse salada. Que o acompanhamento seja sempre legumes cozidos, salteados, não importava. Salada é que não. A textura do tomate fica horrível e a salada perde a sua frescura. Então, como gosto de variar e de provar coisas novas e saborosas, andei a pesquisar como se fazia. Já tenho a lição bem estudada, só falta fazer...

Então, faz-se assim:
1º Esteriliza-se o frasco e lava-se bem os alimentos que queremos colocar no frasco. Deixam-se secar.
2º Primeiro coloca-se o molho da nossa preferência.
3º Os alimentos que se colocam no molho têm de ser os mais duros e pesados que escolhermos (cenoura, pepino, grão de bico, feijão, cebola, palmito, beterraba,...)
4º Os alimentos que se colocam a seguir não podem estar em contato com o molho (tomate, ervilha, milho, brócolos, azeitonas,...)
5º A seguir coloca-se as folhas verdes (alface, rúcula, agrião, manjericão,...)
6º Depois colocam-se os ingredientes leves: 1º a fruta costada em pedaços, ou queijo, por exemplo e a seguir as sementes (linhaça. aveia, chia, amêndoas, nozes,...), caso queiram colocar.


Algumas considerações:
- usem frascos de vidro de boca larga para ser mais fácil colocar os ingredientes;
- lavem os ingredientes com antecedência e sequem-nos bem, separando-os uns dos outros para ser mais fácil montar a salada no frasco;
- usem preferencialmente o tomate cereja, pois os outros contém muita água. 

Ficam tão giros:







1 comentário:

  1. Que ideia espetacular! :) Adorei este post. Sou fã de saladas no verão. Vou experimentar muito em breve. :D Obrigada!

    ResponderEliminar