sábado, 1 de outubro de 2016

Já se passou um mês...

Hoje, que passou já 1 mês, quero voltar a falar sobre a minha avó Maria dos Anjos... Hoje, especialmente, lembro-me dela...


Já tive oportunidade de dizer aqui que a minha avó não teve uma vida fácil... A vida pregou-lhe partidas muito fortes que não é qualquer pessoa que aguenta/supera e sempre com um sorriso radiante no rosto. De todas elas, acho que a partida que a deixou de rastos foi perder a filha Dídia, de 5 anos e meio, atropelada por um camião (?!) em frente à sua casa onde brincava no passeio, na freguesia de Santo António Nordestinho (que tinha mais ou menos 300 pessoas), algures em 1968... Digamos que nessa altura não havia o trânsito que há hoje e, muito menos os camiões passavam com frequência (digo eu!)... Parece surreal, mas não é...
Não consigo sequer imaginar o quanto a minha avó deve ter sofrido nesse dia e a partir daí, com a imagem e a realidade da sua filha querida morta. Dizia-me ela que a minha tia Dídia era tão, mas tão linda que não havia comparação, aliás todos aqueles que a conheceram dizem sempre que tinha carinha de anjo (se calhar era um anjinho mesmo!)! Que todas as pessoas que a viam admiravam-se com a beleza dela, com as bochechas, com a boquinha perfeitinha, com os cabelos de oiro e com as pernocas gordinhas e com o seu jeitinho meigo de ser... Gostava de a ter conhecido... mesmoooo...

A minha avó nunca deixou de falar dela... Nunca deixou de chorar por ela... Mesmo no fim da sua vida, na sua mesinha de cabeceira lá do lar, ela tinha apenas 2 fotografias: a da minha filha, que lhe tinha oferecido pelo último Natal, e a da filha dela, de perninhas de fora, com o cabelo em canudos, numa das sessões fotográficas que fez.

O facto é que, por a minha avó nunca ter deixado de falar da sua filha, por manter desde sempre a foto dela na sala, vestida de Menino Jesus de Praga (parecia mesmo uma bonequinha, um anjinho!), sempre tive imensa curiosidade de conhecê-la, de estar com ela. Em memória da filha, os meus avós construíram um jazigo, onde está a mesma foto, em azulejo, da minha tia Dídia. É lá que estão as minhas tias (as 2 filhas dos meus avós), os pais da minha avó, o meu avô, um irmão do meu avô e agora a minha avó.

É exatamente assim que se eterniza os nossos entes queridos: nunca deixando de falar deles... Ainda hoje falo com a M. sobre a avó Maria dos Anjos. Quase todas as noites falamos dela... Digo-lhe que sempre que ela vir estrelinhas e elas estiverem a piscar, é a avó Maria dos Anjos a mandar-lhe beijinhos... Comprei-lhe um caçador de sonhos e digo-lhe que a avó Maria dos Anjos vem pela estrelinha que lá está para a proteger dos sonhos maus e assim ela só terá sonhos bons! :)

Foto tirada em 2015 à porta do jazigo dos meus avós, onde tem a menina deles, a minha tia Dídia, desenhada em azulejo.

A fotografia da minha tia Dídia que acompanhou sempre a minha avó...







3 comentários:

  1. Muito lindo o teu texto Verinha. Que avó maravilhosa tu tiveste! Fez-me lembrar muito a minha e uma experiência semelhante, porque a minha avó também toda a vida falava do filho mais velho que moreu com tuberculose aos 21 anos e cresci e continuo a ter uma relação forte com esse tio, mesmo sem nunca o ter conhecido. A tua tia Didia fará sempre parte da família, é linda e importante essa continuidade. Beijinho grande para ti.

    ResponderEliminar
  2. O sorriso da tua avó é maravilhoso!

    ResponderEliminar
  3. É verdade tia Branca! Ela tinha um sorriso contagiante apesar das adversidades da vida!...
    Obrigada pelo seu comentário...

    ResponderEliminar