quarta-feira, 6 de abril de 2016

A minha primeira granola! Sabem o que é?!

Já há algum tempo ando a ver imagens de granola e, apesar de ser feita com ingredientes que até nem me sabem bem isolados, decidi experimentar e fazer em casa. Pesquisei aqui e ali e fiz a minha própria receita com aquilo que tinha em casa. Enquanto se estava a fazer deixou um cheirinho tão bom pela casa que só me dava vontade de provar... mas aguentei até estar pronta e quando provei... hummmm uma delícia! Dito por mim que não gosto de frutos secos!!!

Ficou assim:

Parece-vos bem?!


 Ingredientes:
- 90gr de nozes, cajus, tâmaras e sultanas;
- 1/2 embalagem de flocos de aveia;
- algumas sementes de sésamo, chia e linhaça;
- alguns arandos desidratados;
- algumas bagas de goji;
- 60gr de mel;
- 40gr de azeite;
- uma colher de sopa de canela em pó.

Como fiz?
- Acendi o forno no mínimo para ir aquecendo;
- coloquei as nozes, cajus, algumas tâmaras e algumas sultanas no copo da bimby e triturei 15 seg/vel 6;
- coloquei este preparado num recipiente e juntei-lhe meio pacote de flocos de aveia;
- adicionei a este preparado o resto das tâmaras, cortadas aos pedaços e algumas sultanas;
- no copo da bimby, coloquei o mel com o azeite e a canela e aqueci 3 minutos/100 graus/ vel. 1;
- adicionar esta mistura ao recipiente dos flocos;
- adicionar os arandos desidratados e as baga de goji ao preparado;
- colocá-los espalhados num tabuleiro com a toalha de silicone tupperware para não pegar, aumentar o lume um pouco e deixar lá durante 30 minutos (ou até alourarem), mexendo sempre de 10 em 10 minutos para ter aquele aspeto crocante e dourado.

Pode usar a granola para comer com, fruta, iogurtes (o que eu vou experimentar, pois aproveitei e fiz iogurtes) ou com leite, tal como se fazem com os cereais matinais, mas a granola caseira é bem melhor, como é óbvio! :)

O meu pequeno-almoço já foi assim:


2 comentários: