sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Estreia na Bretanha

Quando comecei nisto de correr foi só no sentido de me ajudar a perder algum peso e, como queria ser uma banhista de ano inteiro, para aguentar o inverno, teria de transpirar antes de entrar na água... Porque não correr, já que era uma coisa que montes de pessoas faziam e gostavam de o fazer?! Eu também podia aprender a gostar!...
Mas... as coisas foram tomando proporções cada vez maiores a cada dia que passava. No início corria 2km e achava muito. Depois comecei a aumentar a distância. Depois a fazer a mesma distância e a encurtar o tempo. Depois tentava acompanhar o "Gang das 12h" (nome que carinhosamente apelidei ao grupo que costuma correr às 12h) até onde eles iam, ao ritmo que iam... Pude contar com o apoio do Gang e fui ganhando mais confiança em mim e naquilo que era capaz de fazer...
Começam a falar de provas. Recusei-me, porque nunca me achei capaz. Veio uma, outra, e mais outra e eu nada... Mas depois surgiu a prova dos Ginetes (que era para correr pouco mais do que corria diariamente!) e não fui, mas pensei nela. Veio a prova da Bretanha, que era (diziam!) 6km, ou seja pouco mais do que habitualmente corro. E tudo aconteceu para eu ir. E fui. e pude contar com a minha companheira Elisa que me deu o impulso final para participarmos.
Tinham-me falado em 6km, mas foram 7,71km. Fi-lo em 45'08''. Podia ter sido em menos...
Tinham-me falado de umas subidas manhosas e, sem dúvida nenhuma, eram mesmo manhosas. Cada curva que via ao longe tinha uma subidazinha que não era nada, mas moía silenciosamente as minhas pernas. E eu que nem sou de dizer palavrões, pensei neles (muito!!!)... Aquilo nunca mais acabava!... E nesse momento pensei em desistir, pensei que tinha sido uma tarouca em estar ali, que nunca mais me metia noutra, que aquilo não era para mim,... Perdi muito tempo nisso... Depois "acordei" com as vozes do meu "Gang" a dizer: "Tu consegues! É só mais um bocadinho! És uma máquina! Uma borboleta! Uma gazela! Tu corres bem! Evoluíste! Controla a respiração com as tuas passadas!"... Vi a imagem deles a "correr parados" a esperarem por mim quando decido parar de correr. E assim forçam-me a voltar a correr... Pensei na minha filha, no seu sorriso, na alegria que ela iria sentir quando me visse chegar. Pensei em bons momentos da minha vida. E fiz-me à luta!... Dei tudo de mim, mas já não foi suficiente para recuperar o tempo que tinha perdido... O meu objetivo era mesmo chegar ao fim a correr...
Quando vi a minha filha foi de uma alegria imensa. Perguntou-me "Mãe, ganhaste?", respondi-lhe que sim, mas não fazia ideia! Passados poucos minutos começam a dizer-me que ia a pódio, em 3º lugar. Fui confirmar e era mesmo verdade. Tinha ficado em 3º lugar na categoria Veteranos I feminino. E pronto! Fiquei contente já se sabe. E aquela parte de "nunca me meto noutra", podem esquecer ok?! Faço intenções de voltar... Até porque este domingo tenho já outra prova! :P





Sem comentários:

Enviar um comentário