terça-feira, 25 de setembro de 2018

Férias 2018 #11: Gastronomia de Cabo Verde

Em Cabo Verde normalmente comíamos na cantina do Centro de Estágio onde ficamos. A comida era confeccionada por uma senhora, a D. Filomena, que penso que pertencia à Associação Black Panthers com quem fizemos o intercâmbio. O que mais me fez confusão em todas as refeições foi o facto de os pratos e copos serem de alumínio e para cada pessoa apenas havia um garfo e/ou uma colher... Não existiam facas! Nunca perguntei porque razão! Achei que seria indelicado da minha parte...

Todos os dias era uma comida diferente, caseira, quentinha tipicamente cabo verdiana. Confesso que algumas causava alguma estranheza quando olhávamos para o prato, mas depois da primeira garfada era saborosa, algumas bastante até.

Tínhamos um sumo bem fresquinho e saboroso, de cor avermelhada, feito de hibiscos. E um outro que parecia ser feito de pêra e também com aquela cor de pêra. Eu gostava mais do avermelhado e a M. também. Saboroso mesmo!
Em relação à comida, era à base de arroz, massas (esparguete maioritariamente), feijão, milho, batata (inglesa ou doce e uma que sabia a inhame mas que tinha o formato de banana! Muito estranho!!) e carnes ou peixes.
Comemos a famosa cachupa (Maravilhoso sabor! O aspecto, nem por isso!), grão de bico com atum, frango com batata frita, esparguete com carne, sopas (que eram feitas com esparguete!), caldeirada de peixe à moda de Cabo Verde... Não houve uma única comida que não tivesse gostado. 

O meu problema era a M. porque inicialmente estranhava o que tinha no prato mas depois bastava-lhe dizer que era a comida que a Micaela e outros meninos dali comiam que ela interiorizava e comia o prato todo. A verdade é que veio para casa a comer bem melhor do que antes! Já aceita melhor comidas diferentes (inclusive o grão-de-bico que dizia não gostar!)...

A nossa primeira refeição em Cabo Verde

Caldeirada de Peixe

Feijão com arroz, batata doce e carne

Estas bolinhas eram feitas de farinha com água e tinha também cenoura. Era o acompanhamento de carnes.

A famosa cachupa

Arroz de atum e legumes


Sem comentários:

Enviar um comentário