quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Pequeninos e atrevidos

Se houve tema de conversa mais falado antes de irmos de viagem, foi ele os mosquitos e a malária e os comprimidos e mais e mais...
Ora bem... a malária é uma doença causada pela picada de um mosquito fémea infetado. Os sintomas dessa doença são muito semelhantes a uma gripe, por isso arrepios de frio, febre, dores no corpo, falta de apetite são muito comuns. A única forma de combater a doença é prevenindo ou tratando previamente.

Bom, de acordo com as minhas pesquisas e informações por parte de algumas pessoas que já tinham feito viagens aos países afetados ou que vão lá com frequência, e tudo foi relativizado... Apenas ouvi: "Nunca tomei nada"; "Apenas usei repelente"; "Levem repelente e anti-histamínico e gozem as férias!"...

Falei com a pediatra da minha filha por causa das minhas dúvidas quanto à nossa viagem... Ela relativizou tudo. Ela sabe melhor que ninguém do historial de saúde e crescimento da M. e disse-me apenas "Levem repelente e anti-histamínico e gozem as férias!", melhor que isto para descansar o meu coração não existe! Afinal de contas a malária não existe em Cabo Verde. A malária existe no continente africano. E se aparece em Cabo Verde é vindo do Senegal e Angola,...

À parte disso, fui na mesma à consulta pré-viagem, só naquela de me sentir ainda mais esclarecida sobre o assunto...  o médico... juro-vos que não sei que adjetivo usar... muito simpático com a minha M., mas meio hipocondríaco... Pohhh se eu fosse uma pessoa pegadinha da cabeça acho que teria ficado pior...

Logo a seguir tive a maravilhosa consulta com uma enfermeira super simpática e atenciosa e meiguinha e tudo e tudo e tudo o que de bom podem imaginar numa enfermeira (a maioria, para mim, de boas têm muito pouco, até porque são elas que dão as tais picadas!) e sai de lá super tranquila novamente, porque "se todas as precauções forem tomadas, em princípio tudo vai correr bem..." dizia-me ela...

Quando fui à farmácia para comprar o repelente para mim e outro para a minha M. (tinham de ser diferentes!), perguntei o que achavam, se teria de tomar os comprimidos contra a malária... O que me foi dito, veio confirmar o que a pediatra da minha filha disse e o que a enfermeira me disseram... e eu acalmei em muito o meu coração de mãe. A minha maior preocupação era ela... não eu... mas isso não precisava dizer, acho que está visível em todos os meus passos...

O que fariam? Tomavam os comprimidos ou não?!
(Já disse que detesto estes bicharocos?! É... eu detesto!)

Sem comentários:

Enviar um comentário