Longe de ser uma perita em tratamento de animais, agora que tenho um, gosto de ler e informar-me sobre o que lhe posso ou não dar para comer.
A prioridade é sempre ração, como já disse aqui, mas lá de vez em quando toda a gente gosta de dar uma guloseima ou outra para premiar o seu cão de alguma forma...
De acordo com este site, estão desde já proibidos os seguintes alimentos:
- Açúcar.
Bolos, bolinhos e, principalmente, o chocolate (que pode provocar vómitos, muita sede além de alteração do ritmo cardíaco, convulsões, a morte) são prejudiciais aos humanos e também aos caninos... dentes estragados, diabetes, obesidade, nem pensar...
- Alho, cebola ou cebolinho.
Estes alimentos possuem uma substância que afeta e destroem os glóbulos vermelhos, causando anemia e sangue na urina. Em caso disso acontecer, devemos levá-los ao veterinário.
- Alimentos com muita gordura.
Os animais que comem alimentos gordurosos podem, a longo prazo, sofrer de obesidade e, além disso, ainda provoca diarreia...
- Carne, ovos e peixe crus, salmão, truta ou outros peixes da mesma natureza.
Estes alimentos podem provocar a "doença de peixe" (sinais: vómitos, febre e gânglios linfáticos inchados) que pode ser fatal em 2 semanas.
- Leite e derivados.
Alimentos que podem causar diarreia e problemas digestivos.
- Ossos.
Os ossos podem fazer com que eles se engasguem, sufoquem ou até perfurem algum órgão interno. Se tiver que dar ossos dê os ossos de vaca/porco (os maiores e mais duros), mas já sabe que vai ter uma mina de diarreia no espaço onde o cão estiver... Os meus cães ficavam sempre com diarreia... Nunca dê ossos de galinha!
- no site também fala de abacate e frutas com caroço, cogumelos, amendoins, uvas e passas, sal, louro e noz moscada (podem causar convulsões e, consequentemente, a morte), café, chá, bebidas energéticas álcool... Coloco tudo num grupo porque, nunca me passaria pela cabeça dá-los a qualquer tipo de animal...
Olá Vera, tudo bem?
ResponderEliminarConheci seu blog graças à uma pesquisa no Google, procurando sobre mais blogs que falam sobre alimentação para cães, alimentos que fazem mal, etc.
Sua matéria ficou muito legal e está bem completa, viu? Como você disse, não é uma "perita" mas fez uma ótima pesquisa e o conteúdo ficou completinho! :)
Eu também criei um conteúdo voltado à alimentação dos cães em forma de infográfico. Falo sobre alimentos que os cachorros podem, não podem e os que devem ser moderados.
Se você quiser conhecer, deixo o link aqui: https://amoraospets.com/cachorro-pode-comer/
Estou à disposição se precisar de alguma. Caso queira adicionar como leitura complementar aqui nesse post, também ficaria muito feliz! :)
Um beijão e sucesso com o blog,
Lê Nogueira.
Olá e obrigada por ter visitado este blog e pelas dicas essenciais que também deixou no seu espaço.
EliminarÉ sempre bom quando os nossos blogs atravessam oceanos.
Um beijo e volte sempre...
Vera Moniz e Medeiros