terça-feira, 15 de agosto de 2017

Mitos e verdades da amamentação

Outro dia alguém partilhou um artigo bastante interessante sobre a amamentação (este aqui) e eu gostava de poder falar um pouco sobre ele...
Eu amamentei a minha filha durante algum tempo. Ao longo do período de amamentação ouvi muita coisa, sofri muito, o primeiro mês e meio foi terrível, mas a partir daí a coisa até correu bem. Os quase 3 anos de amamentação permitiram-me ver que a nossa sociedade ainda anda camuflada sobre ideias pré concebidas e nem sempre correspondem à realidade. Há gente hipócrita, há gente falsa, há gente sincera de mais que não consegue guardar a sua opinião para si e pensa que amamentar uma criança é quase uma aberração da natureza... Pois eu digo-vos amamentar um filho é a natureza pura a falar mais alto!

Ler o artigo que partilho convosco (aqui) fez-me reviver muitos momentos que aconteceram durante a amamentação da minha filha... O que vou comentar é apenas o que aconteceu comigo, na experiência que eu tive. Não quer dizer que seja assim com todas as mulheres, nem com todos os bebés. Importante também referir que também não sou contra quem decide não amamentar, pois cada um é livre de tomar a sua decisão.

1. A maioria das mulheres não produz leite suficiente.
É completamente mentira. Todas nós produzimos leite (muito leite!). É importante o bebé pegar bem na mama desde cedo e beber com a frequência quiser. Não há cá "agora não que estou no hiper". Se for necessário, a prioridade tem de ser a alimentação do nosso filho. Sempre!

2. Algum leite materno é fraco.
Novamente é mentira. O leite materno possui todos os ingredientes necessários para o bebé. É quase como um ato milagroso, pois o que sempre me disseram (dos médicos e enfermeiras com quem contatei) foi que o leite materno fornece todos os ingredientes que o bebé necessita no momento em que mama. E a verdade é que a minha filha nunca me pediu água ou outro alimento que estivesse em falta porque bebia sempre do meu leite. Era impressionante!

3. Amamentar é doloroso.
É, muito! Durante o primeiro mês e meio principalmente (comigo!) foi mesmo muito doloroso! Pensei muitas vezes em desistir... A falta de experiência da mãe em dar a mama e do bebé em posicionar bem a mama faz com que seja um processo um tanto quanto doloroso. Eu tive os meus dias de muito sofrimento, mas persisti e consegui superá-los.

4. O bebé deve beber água.
Nem água nem chá. Como já disse em cima. O leite materno possui todos os ingredientes que o bebé necessita ingerir naquele momento. E é incrível que durante muito tempo existe a sincronização da mama com a necessidade do bebé.

5. Tirar leite com o extrator controla a quantidade de leite que o bebé ingere.
No meu caso, preferia muito mais que fosse a minha filha a extrair o leite do que a própria máquina. Só o fazia com a máquina quando tinha mesmo de ser. Quanto mais o bebé mamar, mais leite irá produzir. Importante também a mãe sentir-se e estar bem, sem ansiedades, sem stress, pois isto também dificulta a amamentação.

6. Se os bebés estão a mamar muito é porque não recebem leite suficente.
É mentira. O leite materno ingerido funciona como um adulto a ingerir peixe. Como é um alimento de mais fácil digestão, é pedido em menos tempo do que o leite de fórmula.

7.  Fazer uma pausa na amamentação aumenta a produção de leite.
Mentira. Como já disse em cima, quanto mais o bebé mamar, mais leite vai produzir. Não era à toa que nos primeiros meses tinha a sensação de andar sempre com as maminhas de fora (em casa, claro!).

8. Bebés amamentados não devem tomar biberão. Confunde-os.
No meu caso, no dia que fomos à enfermeira, extrai leite em casa e coloquei-o num biberão. No Centro de Saúde, a minha filha com 2 semanas bebeu o seu primeiro e único biberão que bebeu durante toda a amamentação. Depois desse dia rejeitou todo e qualquer biberão. Não sou contra quem tem coragem, mas eu não tive coragem de amamentar em qualquer sítio, daí a minha preocupação que ela bebesse no biberão, principalmente quando estávamos fora de casa. Ainda tentei 1 ou 2 vezes fazer com que ela aceitasse o biberão, mas não consegui. Tive de encontrar alternativas e nisso o namorido foi um grande e importante aliado.

9. Amamentar reduz a sensibilidade, altera a forma e o tamanho do peito.
Mentira. Não noto grande diferença nos meus. Continuo a usar o mesmo número que usava antes de engravidar e a sua forma, tamanho e sensibilidade são mais ou menos idênticos.

10. O leite materno é melhor para o peso e QI do bebé.
Infelizmente também é mentira. Conheço crianças igualmente espertas que não foram amamentadas. No entanto, fico surpreendida com a inteligência, elegância e saúde da minha M., tal e qual sempre sonhei.

11. Amamentar ajuda a perder peso.
É verdade. Amamentar e fazer cruzes à boca! Quando amamentamos ficamos com apetite de leão. Falo por mim, claro. Era capaz de devorar comida como se não houvesse amanhã... Como que se o meu corpo estivesse praticamente a ressacar por comida. Eu não me privei de nada, por isso tive mesmo que mudar o meu estilo de vida... já me "arrastava" quase... :)

12. Amamentar protege contra a depressão pós-parto.
Julgo que deve ajudar sim. Amamentar, ser uma mãe calma e ter uma boa estabilidade familiar. Ter uma família que nos ajude nas mais pequenas tarefas como lavar e passar roupa, limpar a casa ou fazer a comida, também ajuda muito... Obrigada à minha família que sempre esteve na linha da frente!


Atenção, volto a dizer que esta foi a minha experiência. Há quem fique com os mamilos gretados, que tenha mastites, que tenha as depressões pós-parto,... Eu, graças a Deus, não tive. Tive uma família que me ajudou muito desde o primeiro dia. Uns nuns campos, outros noutros. Importante é que apesar de não saberem, foram uma perfeita equipa para mim e para a minha filha. Eu amamentei, mas eles ajudaram-me a consegui-lo. A minha filha também deu com o jeito logo desde o primeiro dia. Era comilona como a mãe, mas sempre foi uma bebé elegante como o pai (a mãe também está no bom caminho!)! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário