quinta-feira, 31 de março de 2016

A minha horta...

Nunca tive jeito para terras, mas sou neta de dois avôs que tinham imenso jeito... 

Um deles tinha uma quinta imensa, no Nordeste, que ele cuidava sozinho (às vezes o meu pai ajudava!) aos fins-de-semana ou final dos dias de trabalho e onde eu brincava ao "assaltar" o meu próprio quintal (se os meus pais não se impusessem eu daria uma bela ladra!!!)... Cheguei, em criança, a tirar batata da terra, cortar a florinha que dá na beterraba (e também sentir a comichão infernal que aquela planta dá!!!)... Eu até cheguei a ir com o meu pai tratar de bezerrinhos (quando uma vez também ele se aventurou!)!!! Ninguém diz hein?! Mas é verdade!... Sou uma menina do campo, com muito orgulho!

O meu outro avô, tinha uma grande vinha na Lomba da Maia, onde passávamos um fim-de-semana inteiro a apanhar uvas num terreno super inclinado e depois tínhamos de levar os cestos cheios (cheios!!!!) de uvas até ao cimo da terra (mais próximo do caminho)... Era muitooooooooooo cansativo, mas era bastante divertido, pois no meu da trabalheira também brincávamos todos juntos (primos, padrinhos, tios, avós)... Além dessa terra, e além do seu próprio quintal, o meu avô também tomava conta de uma terra (e de uma casa) de um senhor emigrado e era de lá que saiam as batatas, o feijão verde, o feijão de outras cores, as ervilhas, as couves e outras coisas mais que depois distribuía pelas filhas ao fim-de-semana... E era tão bom comer aquelas verduras fresquinhas!!!

Eu senti necessidade de também cultivar qualquer coisa, enquanto tenho terreno para tal... E foi assim que tive uma ideia: porque não usar o pequeno pedaço de terra que existe atrás da nossa futura casa?! 
E assim foi... Cultivei-o com algumas coisas, mas sei lá, com o temporal que entretanto fez nos últimos meses, pensei que tivesse morrido tudo... mas não... há sempre alguma coisa que sobrevive na vida.

A minha hortinha é diversificada. Não sei muito bem se vai dar certo. Mas o que é um facto é que as coisas estão a crescer e a dar um ar da sua graça e isso é muito gratificante... Se vai dar algo ou não, não sei... vamos ver... um dia de cada vez!

Está linda, não está?!





3 comentários:

  1. Alguma coisa já esta a crescer...agora é só continuar a cuidar!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Estou também a tentar convencer o António para tal, mas está difícil.... :p

    ResponderEliminar
  3. Linda horta! É assim: onde há terra, água, sol e as sementes tudo se desenvolve!

    ResponderEliminar