quinta-feira, 31 de março de 2016

Tarefas domésticas para crianças

Hoje vi num site (este) as tarefas domésticas adequadas para cada idade e fiquei tão feliz, pois a minha filha já faz praticamente tudo do que é suposto fazer dos 2 aos 3 anos e ainda algumas coisas do que é suposto fazer a partir dos 4!!! Yei!!!!
Ora vejam lá:

- Arrumar e guardar os seus brinquedos e livros .
Desde que começou a saber brincar e andar que sempre a habituei a arrumar os seus brinquedos e livros. No início ainda dava uma ajudinha (e agora ainda ajudo às vezes), mas basta dizer que é preciso arrumar e ela já sabe, embora algumas vezes finja que não é com ela, acaba sempre por o fazer. Caso contrário, eu arrumo o brinquedo e faço-o desaparecer durante uns tempos e ela não gosta nada disso! Ah e outra coisa, ela já sabe que não pode brincar com nenhum outro brinquedo, se não arrumar primeiro aquele que já não quer brincar mais. Caso contrário, a casa, que é pequenina, estaria minada de brinquedos por todo o lado!

- Ajudar a fazer a sua cama.
Isso ela não faz, porque ainda dorme no berço e, se até eu tenho dificuldade em fazer a cama, imagino ela... Mas ela está ali comigo e vai me dando a roupa para fazer a cama e, no fim, ainda me vai dando os bonequinhos que ela gosta de ter junto a si para pegar durante a noite.

- Ajudar a tirar a própria roupa e colocar as peças sujas dentro do cesto para lavar.
Se lhe peço, tira a sua roupa (algumas peças precisa de ajuda) e coloca-as no cesto. Ainda ontem tirou os seus peúgos sozinha. Confesso que nem sempre lhe peço para tirar a roupa, porque quando a dispo, antes do banho, ela está já rabugenta de sono. Então é mais rápido se for eu a tirar.

- Ir buscar peças de fruta e/ou outros snacks acessíveis.
Sim, isso ela faz na perfeição há algum tempo. Abre os armários e é toca a tirar bolachinhas, leitinho e outras coisas que lhe chamem a atenção e que quer comer (óbvio que as coisas doces - chocolates e "bolachas de chocolate do pai" estão acessíveis apenas a maiores de 1,50m).

- Retirar o seu copo, prato e talheres da mesa.
Isso ela não faz porque ainda come na sua cadeirinha. Mas é capaz de me entregar quando termina ou quando não quer mais.

- Limpar a comida espalhada e bebidas entornadas.
Não é hábito ela fazer isso lá em casa, mas vou tentar incutir isso a partir de hoje. No entanto, às vezes, por iniciativa própria (ainda ontem!) ou se lhe peço para limpar a sua mesinha, ela pega no seu guardanapo e limpa a mesinha. Não fica perfeito mas conta a intenção!

- Colocar o lixo no caixote.
Isso ela sabe muito bem! Desde que começou a andar que lhe ensinei a distinguir os caixotes lá de casa: o "lixo da M." é onde ela coloca as suas fraldas usadas e está na casa de banho; o "lixo do pai" é onde ela coloca os papéis (o caixote do papel está junto à secretária do pai, daí o nome "lixo do pai") e o resto coloca no "lixo", que fica na cozinha e é onde tem um saco para as garrafas, outro para os plásticos e outro para o orgânico. E ela abre a tampinha (que até é pesadita) e coloca o lixo no sítio certo.

- Limpar o pó de móveis baixinhos.
-Varrer espaços pequenos com vassourinha apropriada à idade.
Tanta vez... Vai ao armário pega num paninho e lá vai ela... Pega no swiffer ou na vassoura e lá vai ela varrer. E ultimamente tem sido todos os dias de swiffer! Não varre nada de jeito e nem limpa espetacularmente bem, mas, lá está, o que conta é a intenção da minha ajudante nº 1.

- Ajudar a alimentar eventuais animais de estimação.
Nós só temos 2 tartarugas que vieram pequeninas, mas que engoliram um gigante por isso estão enormes e comem como se não houvesse amanhã... mas apenas no verão... No inverno não querem comer (melhor!!!)... O verão passado ela ia com o pai (poucas vezes comigo, pois elas já dão dentadas!) dar comida às tartarugas. Julgo que será entretenimento para este verão também.

Mais do que estas tarefas listadas, também poderei acrescentar:
- arrasta (porque ainda é pesadito) o cesto da roupa suja até à cozinha e coloca a roupa na máquina de lavar;
- também tira a sua roupa do seu "cesto" de roupa suja e leva-a para a máquina;
- é ela que quer por o copinho do sabão na máquina;
- é ela que quer ligar a máquina;
- tira a roupa da máquina quando está lavada (com a minha ajuda às vezes, pois as peças quando se embrulham fica muito pesado para ela puxar) e põe-na na paninha cor-de-rosa que ela foi buscar previamente;
- transporta algum saquinho das compras do hiper que seja mais levinho desde a caixa do hiper até casa (e aí de quem quiser levar o saco de compras dela!);
- quando vamos às compras e se pego num cesto, é ela que quer transportá-lo;
- liga e desliga a bimby (e mexe nos restante botões também, mas sem saber para que servem...);
- guarda os sapatos no guarda-fato, um ao lado do outro, direitinhos;
- arruma os seus peugos e tudo mais que lhe pedir (os ganchinhos do cabelo, os cremes, coisas pequeninas que estão em caixinhas...);
- descasca alhos e coloca a água na panela/ou na bimby (aliás tudo o que lhe peço a nível de cozinha ela quer fazer... normalmente até coloco uma cadeira ali ao meu lado para ela ver e mexer nas coisas!);
- ajuda a lavar a loiça (só deixo quando é antes do banho, porque ela molha-se toda!);
- dá-me os "pregos" ("molas" para os "não micaelenses") para estender roupa e também dá-me a roupa, às vezes;
- rega as plantas (com muita supervisão!);
- ajuda-me a arrancar as ervas da hortinha, que vos mostrei no anterior post (é preciso é cuidado para ela não arrancar o que não deve, por isso há "zonas proibidas"!).

Portanto como podem ver, eu tenho uma verdadeira Cinderela em casa... 
Querida filha, espero que encontres um verdadeiro príncipe! ;)





6 comentários:

  1. :)fofinha essa mini :) isso msm , linda menina ,quanto ao príncipe não sei não...lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daqui a 20 anos as coisas vão evoluir... há 20 anos atrás não era nada disto lol... ;)

      Eliminar
  2. Coisa mais fofinha! :)
    A Lara também arruma os brinquedos e pões as fraldas e o lixo no sítio certo.
    Mas também tem a mania de colocar todo o tipo de objetos no lixo pelo que temos que estar muito atentos ao lixo.
    Já tentei introduzi-la nas tarefas de cozinha mas ainda não mostrou grande interesse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo a seu tempo... não te esqueças que a Lara é mais novinha! ;)

      Eliminar