terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Adenóides malditas...

Muita gente não sabe, mas a minha M. esteve doente o mês de novembro e dezembro. Fruto da época: fanhosa, amigdalas inchadas. Como não passava... falei com a sua pediatra que me receitou um xarope para usar durante 7 dias e, caso não passasse, deveria ser vista por ela. Melhorou, mas não passou! :( Fomos vê-la. Aproveitamos para fazer a consulta dos 4 anos, embora ainda faltasse 1 mês para chegar lá. Ela aconselhou consultar um Otorrinologista. Tudo porque todos os sintomas levavam a querer que ela estava, pela 2ª vez, com Adenóidite (já o ano passado teve, falei disto aqui) e que poderia estar na lista dos grandes candidatos a retirar as ditas cujas (supostamente, disse ela, o aumento das adenóides por volta dos 4 anos já não diminui, pelo que pode afetar a audição, a fala, o "estar cansada" porque não dorme bem, porque ressona e porque tem apneia do sono, tudo sintomas que ela já tinha!!!). Ora bem, dizem-me vocês que é uma cirurgia rápida e tal e eu juro que eu sei que é, até porque eu fui alvo dessa intervenção "espetacular" (NOT!)... Mas dizer que a nossa filha poderá passar pelo mesmo, deitar-se numa maca de hospital para fazer uma Adenoidectomia,... é uma coisa super diferente. É simplesmente querer trocar de lugar com ela a todo o custo. Este foi o primeiro pensamento.
Segundo pensamento: tenho medo de cirurgias fáceis. Não venham cá dizer que ah e tal porque é rápido e fácil e não vai acontecer nada de mais. Pois eu também tive uma dessas rápidas e fáceis e que não acontecia nada de mais e olha... estive quase a passar desta para melhor (pode ler a minha experiência de "cirurgias fáceis" aqui). Mais um bocadinho e não estava aqui a contar estas histórias... 
Terceiro pensamento: não vou sofrer por antecipação! Uma coisa de cada vez. Primeiro teria de arranjar consulta com um Otorrino (difícillllllll!) e depois logo se via! Graças a Deus tenho um primo que é Otorrino e com certeza iria ser mais rápido, embora ele só venha cá dar consultas 1x por mês. Muito pouco para quem precisa muito!... Quando, finalmente, conseguimos consulta, já a minha M. estava bem de saúde... Mas fui na mesma. Se tinha as adnóides inchadas, ele haveria de ver alguma coisa. Segundo ele, não haveria necessidade de ser operada, uma vez que ela não tinha sido uma criança com problemas frequentes desses. A verdade é que ela só teve 2 vezes adnóidites, em 3 anos, o saldo era positivo. Isto acalmou em muito o meu coração!
Bom... mas.... como nem tudo é um mar de rosas... bastou regressar à escola e passar uma semaninha de aulas para voltar a estar fanhosa e ranhosa e com amígdalas inchadas, e tudo o que tem direito... Já estou a aplicar o que o meu primo receitou em caso de SOS. O que vale é que temos consulta logo a seguir ao aniversário dela noutro Otorrino (que marquei lá atrás em dezembro, quando estava na busca frenética por uma consulta e que mantive só para ter uma segunda opinião!), só naquela para realmente saber se está tudo dentro do que se chama "normal".

Sem comentários:

Enviar um comentário