Lembram-se daquela consulta de Otorrino que a minha M. tinha logo a seguir ao seu aniversário?! Falei sobre isto aqui. Pois bem, a consulta foi adiada mais para a frente, o que até por um lado até calhou bem, pois exatamente no dia em que calhou o dia da nova consulta, ela tinha acordado com febre e não tinha ido à escola. Passou esse dia toda cabisbaixa e sonolenta e sem apetite nenhum. Lá fomos nós ao Otorrino! Bom... parece que, a continuar assim com apneias de sono, ele é de opinião que seja preciso mesmo tirar não só as adenóides, como também as amígdalas! Mas vamos com calma... Se há coisa que aprendi foi que não se sofre por antecipação. Não é fácil, e é claro que eu penso nisso, mas daqui até lá ainda temos algum caminho para percorrer. E até pode ser que nem seja preciso! Receitou-nos um antibiótico para iniciarmos dali a 2 dias, caso ela não melhorasse com os xaropes que lhe receitou.
Não foi uma noite fácil até porque só a respiração dela acordava a vizinhança toda. Mas já era bom sinal ela respirar, por isso... Acordou com febre e acabei por ficar com ela em casa. Durante o dia conseguiu almoçar, mas queixou-se que o peixinho que lhe dei picava na língua e que o remédio fazia o mesmo efeito... Estranhei, mas siga... Mais tarde pedi-lhe que me mostrasse as suas amígdalas. Quando abriu a boca achei a língua dela super estranha. Tirei uma foto e enviei para a sua pediatra (esta aqui) com a descrição toda do que se estava a passar. Muito rapidamente respondeu-me e disse que o que ela provavelmente tinha era Escarlatina* e que devia iniciar o antibiótico já! Bom... perante aquele comportamento de "tem de ser agora" da pediatra, fui logo ao google saber o que era Escarlatina e realmente pelas imagens que vi e pelos sintomas que a minha M. estava a ter era bem provável que a Pediatra tivesse razão. E tinha! Como sempre! Iniciei o antibiótico e, além do fim-de-semana, ainda ficou mais 2 dias em casa, só por precaução (minha!). Eu cá fui trabalhar, mas o meu coração ficou lá do lado da minha princesa...
*Escarlatina é uma infeção provocada por uma bactéria que muitas vezes está associada a uma amigdalite ou faringite. Esta doença transmite-se através de gotículas contaminadas no falar, tossir, espirrar ou até indiretamente, através das mãos. O contacto próximo com pessoas infetadas promove o contágio, muitas vezes havendo surtos dessa doença nas creches e escolas. Quando a criança tem essa doença uma vez passa a ficar imune a ela.
Sintomas:
- febre alta
- amigdalite ou faringite
- irritação cutânea pelo corpo todo
- língua parecendo um morango
- inflamação dos gânglios linfáticos no pescoço.
Melhoras rápidas para a princesa! Beijinhos
ResponderEliminarwww.vinilepurpurina.com