terça-feira, 12 de junho de 2018

A festa começa daqui a 2 dias...

É já daqui a 2 dias (3 para a seleção portuguesa!) que começa o Mundial e, apesar de (atualmente!) nem ligar muito, já há umas semanas que venho sentindo a adrenalina da coisa... Há uns anos atrás eu vivia intensamente os mundiais, os europeus, os campeonatos nacionais... Isso no tempo Jurássico, pois está claro... Hoje em dia, sinceramente, tenho muito mais coisas com o que me ocupar! Apesar de assumir que gosto (gosto mesmo!) da festa do futebol e de torcer pela minha equipa! Chega a um tempo em que já temos as nossas escolhas feitas (tenho as minhas equipas preferidas bem selecionadas!) e por isso penso que não há necessidade de afirmar essa "paixão".
Lembro-me de ir ver uma final de um mundial, lá atrás no ano 2002, no Parque das Nações, em ecran gigante. Portugal já tinha ido à vida e, por isso, era (e sou!) fã da Seleção Brasileira. Lá fui eu com uma amiga, vestidas de verde e amarelo para o Parque das Nações torcer pelo Brasil, contra a Alemanha. Era um mar de gente vestida de verde e amarelo em frente àquele ecran e apenas 2 indivíduos do sexo masculino, branquinhos e quase loiros, com a bandeira da Alemanha às costas. Foi, talvez, a final de um Mundial mais gira e efusiva que assisti! Lá estavam eles os dois (corajosos!) lá no meio de brasileiros cheios de boa disposição e fairplay.

No fim... o Brasil ganhou! E... por tudo quanto era bar na "Expo" só se ouvia música brasileira (tal como eu gosto!). Era festa! Era ouvir o sotaque brasileiro! Era música ao vivo! Sol! Batuques! Ritmos latinos! Ritmos que mexem com os batimentos do nosso coração! Era literalmente "o Brasil em Portugal"!...

A dada altura, num dos bares com música ao vivo, na rua, encontramos os 2 alemães misturados no meio dos brasileiros, já bem "divertidos", a dançar alegremente ao som de música brasileira, sem mesmo perceber uma palavra (julgo eu!) e sempre com as suas bandeiras às costas! É disto que eu gosto no futebol. Da festa! Do fairplay! Do respeito pelos gostos e etnia de cada um!

Que seja um Mundial... daqueles! :)
(Música oficial do Mundial 2018... Não percebo nada do que a Sra. diz, mas tem ritmo!)

(A letra oficial deste Mundial... muito gira! Em várias línguas... Original!)

Força Portugal!
Força Brasil! (Não consigo resistir!)


Sem comentários:

Enviar um comentário