quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Atenção: sou uma MÃE!

Há uns dias estava eu em casa com a minha M., mas enquanto ela brincava sozinha no seu tapete, eu estava sozinha na cozinha a preparar o nosso jantar e, ao mesmo tempo que arrumava a casa, lavava loiça e ainda ponha roupa a lavar! (Há dias que não dá para fingir que não existem tarefas domésticas para fazer e muito menos dá para deixar para amanhã!)
Ela pedia-me pouco a pouco para ir brincar com ela e eu, de coração partido, dizia-lhe que não podia, que tinha isto e aquilo para fazer, mas que quando terminasse ia brincar um bocadinho com ela. Acreditem mesmo que detesto dizer "não posso" à minha filha por causa de afazeres domésticos. Detesto mesmo! Sempre que posso deixo tudo por fazer para poder estar com ela, mas nesse dia era impossível. Tinha de fazer pelo menos o jantar para comermos... A dada altura ela vem até à porta da cozinha, com uma carinha muito zangada comigo e diz:
"Mãe, tu não és uma cozinheira!"
E eu, admirada com tanta determinação, digo "Ai não?! Então sou o quê?!"
Ela responde assertivamente: "És uma mãe!"

Dahhh Vera, és uma MÃE! 

Pois sou, filha! E é por isso que:
- sou cozinheira para te poder alimentar;
- sou educadora/professora para te poder ensinar coisas novas;
- sou médica/enfermeira porque cuido de ti quando estás doente;
- sou catequista quando te falo de Jesus e te ensino a rezar;
- sou despertador, quando tenho de te acordar cedinho;
- sou fashion adviser quando te visto toda linda e boneca;
- sou cabeleireira quando te penteio e, quando é preciso, corto também;
- sou ilusionista quando dou beijinho no teu dói-dói e ele vai embora;
- sou psicóloga quando não consegues lidar com a tua revolta;
- sou artista quando crio trabalhos manuais para te cativar;
- sou contadora de histórias quando me pedes para te contar uma história antes de dormir;
- sou empregada doméstica quando arrumo e limpo tudo em casa para que vivas num ambiente limpinho;
- sou atriz quando finjo que sou palhaça, que estou triste, que estou feliz, que sou o fantasma da meia-noite,...;
- sou lavadeira quando tiro nódoas da tua roupa ou quando a lavo, estendo, recolho, passo a ferro e arrumo;
- sou cake designer quando me aventuro no mundo dos bolos para fazer um lindo só para ti;
- sou babysitter quando estou a tomar conta de ti, mesmo sem estares doente;
- sou dançarina profissional quando tenho de dançar vários estilos de música "folclore, marchas, zumba, aché,...;
- sou cantora sempre que me pedes para cantar alguma música;
- sou uma espécie de "GPS" porque encontro tudo aquilo que não sabes onde está;
- sou modelo porque me imitas a toda a hora (e ser modelo dá mesmo muito trabalho, pois é a grande responsabilidade de ser mãe!);
- e sou ainda o teu anjo da guarda porque a minha grande missão é proteger-te.

Uma mãe é isso e muitooooo mais que só o dia-a-dia nos permite e faz ser!... Tudo isso por este amor incondicional que sinto por ti, minha filha...

Sem comentários:

Enviar um comentário