sábado, 16 de julho de 2016

Ajudar em casa?!

Este post nasce de uma publicação que li (esta!) e que me fez escrever sobre este assunto.
Ajudar em casa?! Ora aí está uma pergunta que não concordo nada! 
Um dos maiores problemas que afetam os casamentos e "casamentos" por aí fora é a distribuição das tarefas domésticas.
Com a emancipação da mulher na sociedade, há a necessidade de, em casa, haver a emancipação do homem. Considero que, se ambos trabalham fora de casa, se ambos vivem na casa e usam-na e usam tudo o que nela contém, é mais do que natural que também os dois a limpem, cozinhem, tratem da sua manutenção. Não é uma questão de "ajudar em casa", mas sim de trabalho de equipa, de uma equipa que se quer ganhadora e feliz, já agora.

Deixo aqui 3 dicas base do que um casal deve fazer para evitar que as tarefas domésticas interfiram na vida do casal:

1- Se tiver tempo, faça! 
Não deixe para o outro fazer... Chegar a casa e encontrar coisas fora do seu lugar, loiça por lavar ou roupa do outro para arrumar faz com que o humor caia vertiginosamente.

2- Desarrumou?! Arrume!
Tentar a todo o custo colocar os objetos que utilizamos no lugar certo para evitar que se percam coisas por casa. Treino a minha M. desde cedo a arrumar os seus brinquedos mal termine de brincar para saber sempre onde estão as coisas quando quiser brincar de novo. Assim evitamos as perguntas "onde está o comando da televisão?!" (isto, claro, não vale para os maridos que procuram manteiga no frigorífico e que nunca a encontram, mesmo ela estando em frente dos olhos!)

3- Sujou?! Limpe!
Quanto mais cedo limparmos as coisas que se sujaram naquele momento, melhor as limpamos. Basta pensarmos que a loiça suja de algum tempo custa mais a lavar do que aquela que estava suja e lavamos logo a seguir a ter sujado. O pinguinho de leite que caiu no balcão é mais difícil de limpar se deixarmos secar, mas muito fácil se o limparmos logo que cai.

Se conseguirem ser uma equipa em relação às tarefas domésticos existem apenas benefícios: terão mais tempo um com o outro ou para fazer outras coisas juntos ou não; terão mais tempo para brincarem com os vossos filhos (eles só agradecem!); poderão ensinar os vossos filhos a serem como vocês, através do exemplo; e até podem fazer exercício físico, porque esfregar coisas faz queimar calorias!
E, sejam sinceras, digam lá, é ou não é sexy ver um homem na cozinha connosco (ou sozinho!) de avental, ou de paninho na mão a limpar o pó?! Eu digo-vos, para mim é o expoente máximo do significado de "ser sexy"! ;)

Eis aqui alguns links sobre este assunto para lerem (aqui, aqui, aqui, aqui) e este vídeo que chega a comover, pois só quando passamos pela situação é que vemos o quanto é injusto:

Deixo-vos também esta música elucidativa. 


Sem comentários:

Enviar um comentário