sábado, 20 de maio de 2017

Hoje é dia da mudança

Hoje Ele sai à rua pela primeira vez. Sai para ir de uma igreja para outra que fica a mais ou menos uns 20 metros distante. Ele faz o percurso de talvez uns 200 metros (nunca fui muito boa em distâncias, por isso não garanto que estes metros estejam certos) em talvez 30 minutos e depois permanece em frente à igreja de onde sai e observa cada pessoa que faz o mesmo percurso... Passar em frente dele é uma sensação tão boa. Parece que nos segue com os olhos, que olha para nós, que sorri, que fala connosco. Em menos de 1 minuto converso com Ele através do olhar, sinto-O renovado no meu coração para mais um ano... Desde que a minha M. nasceu faço questão de a levar comigo para que ela O veja, para que Ele a veja de perto, para que a fé dela por Ele cresça, para que ela sinta por Ele o mesmo que eu sinto, para que nunca se sinta sozinha, porque Ele vive no seu coração.

A propósito: nunca levei carrinho de bebé para levá-la na procissão. Levei-a sempre ao colo. Sempre detestei "cruzar-me" com carrinhos de bebés, não pelos bebés, mas porque é muita gente naquela procissão e, mesmo que não queiramos, sempre levamos com um toquezinho da roda no tornozelo e doí para caramba. Eu já levei alguns e por isso, mesmo antes da minha M. nascer, sempre disse ao meu irmão "Dá-me na cabeça se alguma vez trouxer um carrinho de bebé para esta procissão!"... :)

Nesse dia, como ia dizendo, ele fica ali, no altar a ver-nos passar. Entra na sua igreja e fica num altar onde as pessoas, em fila indiana, vão visitá-lo, sempre em andamento. Passamos mesmo pertinho dele, espécie de "face-to-face". À meia-noite, Ele sai novamente da sua igreja e vai para a igreja de S. José, que é a tal que fica super próxima. Por ser maior, Ele lá fica a passar a noite. Quem quer passa a noite com Ele. Uma noite animada onde se reza, se canta e se está com Ele. Normalmente o Padre Norberto (o tal de quem vos falo sempre) é um dos que "comanda" a noite e como a torna animada!... É durante essa noite que muitas pessoas se ajoelham e andam vezes sem conta à volta do Campo de S. Francisco, pagando promessas. Uns com lágrimas a escorrerem pela cara, outros já com sangue nos joelhos, outros simplesmente descalços... é uma fé por Ele que, sinceramente, não consigo explicar...

De madrugada, pelas 6h, quem passou a noite com Ele sai e dá lugar aos peregrinos (pessoas que saem das suas casas em grupo e percorrem o caminho até à igreja) que vão chegando das suas caminhadas de fé que são iniciadas no dia anterior... Este ritual termina no horário da Eucaristia campal, que decorre ao Domingo às 10h, em frente à sua igreja, normalmente sempre com sol...



Sem comentários:

Enviar um comentário