domingo, 7 de maio de 2017

Hoje é o dia da minha MÃE!

Hoje é o dia de celebrarmos o dia da Mãe, o dia da nossa Mãe, aquela que é sempre, aos nossos olhos, a melhor do mundo, pois nenhuma outra mulher (e arrisco dizer, outro ser!) nos consegue amar tanto como a nossa mãe nos ama.
Enquanto fui só e apenas filha não tinha a noção da grandiosidade do sentimento que se gera desde o momento que descobrimos que dentro de nós cresce um ser pequenino. Um sentimento que vai crescendo em cada dia e que vem desmentir o ditado "Olhos que não veem, coração que não sente!". É mesmo mentira!
Uma mãe é quem conhece o som do nosso respirar enquanto dormirmos ou quando estamos acordados. 
É quem consegue ler perfeitamente o nosso olhar e os nossos pensamentos.
É quem conhece perfeitamente cada curva do nosso corpo e, pode chegar ao cúmulo de saber até quantos sinais temos espalhados nele. E ela ama cada m2 dele, mesmo que existam imperfeições. É quem nos acha sempre lindos, mesmo que não sejamos uma obra de arte de um escultor famoso qualquer. Somos apenas a sua obra e temos mais valor do que qualquer outra que exista!
É quem está ao nosso lado desde o primeiro momento e nos protege, como uma leoa a proteger as suas crias. É quem se mantém assim dia após dia, ano após ano, mesmo até quando temos já as nossas vidas e os nossos próprios filhos.
É quem nos alimenta de manhã à noite, nos lava, cuida de nós, quando somos, ou estamos por algum motivo, dependentes e quem nos ensina o verdadeiro sabor da independência, quando nos ensina a voar com as nossas próprias asas, mas fica no mesmo lugar à espera de agir, caso seja necessário.
É quem tem a voz mais serena e o beijo mais doce que acalma o nosso coração quer seja durante uma ida ao hospital para levar as tão temíveis vacinas, ou até quando fugimos para a cama dela quando temos um pesadelo.
É quem nos ajuda a caminhar pela vida fora e, mesmo que sejamos maiores que ela, nunca nos deixa caminhar sozinhos, pois ela está lá a sorrir nas nossas vitórias e a dar-nos força para superar as nossas derrotas.
É quem mais nos incentiva a estudar mais e mais para conseguirmos chegar mais longe e, quando partimos é quem fica com o coração mais pequenino, a transbordar de saudade e pensa em nós todas as horas do seu dia, enquanto não regressamos ao "ninho"...
É quem fica de lágrima no canto do olho mas cheia de orgulho quando nos vê receber o diploma, quer seja ele de final de escola primária, ou de final de universidade.
É quem se orgulha de nós quando damos os primeiros passos, ou quando conseguimos organizar um jantar com pompa e circunstância.
É quem tem o abraço mais forte, mais doce, mais protetor e mais terno que alguma vez sentimos na vida. É quem tem o colinho mais quentinho e sempre disponível, mesmo que tenhamos mais do que 1 metro e meio de altura. Um colinho onde há sempre lugar para nós.
É quem nos perdoa vezes sem conta por mais asneiras que façamos na vida e, no fim ainda diz "eu avisei-te", sem deixar de passar a mão pela cabecinha e dar um carinho de "eu estou aqui e vou te ajudar"...
Uma mãe antecipa sempre um acontecimento. Ela é como uma vidente. Prevê o nosso futuro, prevê os nossos passos, prevê e mantém-se firme para nos aguentar quando cairmos e nunca, nunca nos sentirmos sozinhos.
É quem permanece de sentinela dia e noite quando estamos doentes e, enquanto reza, chora em silêncio, implorando pela nossa cura. É quem deseja estar no nosso lugar desde o primeiro momento, quem deseja sentir as nossas dores e deseja que efetivamente o seu beijo seja mesmo milagroso, como era quando éramos pequenos e bastava um beijinho dela para não doer mais.
É quem se esquece de si a maior parte do tempo. Mãe é quem renuncia a sua vida para viver para os filhos. Mãe é quem fica connosco em casa quando todos saem para se divertir. A mãe sabe sempre as datas de tudo, até mesmo quando as anota em toda a parte da casa. Mãe sabe o que mais gostamos de comer e o que menos gostamos.
"Amigos bons" passaram a ser aqueles que gostam de nós. "Lugares bons" são aqueles para onde pode nos pode levar.
O maior interesse da vida de uma mãe é o bem-estar dos seus filhos. É quem pede e promete em nosso nome, para que tenhamos saúde e felicidade nas nossas vidas.

Mãe, quando bem conetada com os filhos, não é só mãe. Mãe, além de cozinheira, professora, psicóloga, empregada doméstica, médica, enfermeira, terapeuta, ..., também é o anjo da guarda maior que os filhos podem ter nas suas vidas.

Ser mãe é, se calhar, o maior desafio de qualquer mulher. 

Eu tenho o meu anjo da guarda na terra e a ele eu chamo de MÃE!
Obrigada, mãe por tudo o que me fazes todos os dias, e ainda hoje.
Obrigada por tudo o que fazes à minha filha. Estás, também, a fazer-me a mim. Tu sabes, pois também a tua mãe, quando cuidava de mim, estava também a cuidar de ti...
Obrigada por, com as atitudes e palavras que usaste ao longo da minha vida, me teres ensinado o verdadeiro sentido da palavra "MÃE". 
Se um dia a minha filha sentir orgulho em mim como eu sinto em ti, terei a certeza de que segui na perfeição os teus passos.
Obrigada Mãe por me ensinares todos os dias o que é ser uma boa e dedicada mãe!... 

E O.B.R.I.G.A.D.A. por seres a MÃE que és! A melhor do mundo, está claro!

Mãe também é isto:


(São alguns minutos de verdades ditas com muito humor!)

Este texto hoje sai no jornal "Correio dos Açores" (surpresa mãe!!!), ao qual agradeço profundamente o convite para colaborar.

Sem comentários:

Enviar um comentário